Sanepar alerta para consumo de água em Guarapuava

O consumo de água em Guarapuava, município de 160 mil habitantes na região Centro-Sul do Estado, está batendo recordes históricos neste início de março. A média, que foi de 24 milhões de litros por dia nos últimos dois anos, chegou a 29 milhões de litros diários em março – um acréscimo de 16,7%. Isso significa que cada pessoa está gastando, em média, 30 litros de água a mais por dia. Por isso, a Sanepar recomenda o uso racional na cidade.

“As altas temperaturas deste verão elevam o consumo para muito acima do esperado, o que pode afetar o abastecimento em algumas regiões da cidade”, afirma a coordenadora de Planejamento da Sanepar em Guarapuava, Maria Olita Sasaki.

O estado de alerta atinge, principalmente, os bairros Bomsucesso, Padre Chagas, Primavera, Aeroporto e Xarquinho. “É preciso que todos usem a água sem desperdiçar, reduzindo o tempo debaixo do chuveiro, por exemplo, ou não lavando a calçada com água tratada” explica Maria Olita.

Para garantir o abastecimento nos próximos anos, a Sanepar vai investir R$ 4,213 milhões em obras como a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Guará, perfuração de poços, construção da estação elevatória no distrito de Entre Rios, implantação do sistema de abastecimento de água no assentamento Paiol das Telhas e 13.393 metros de rede de distribuição. Além disso, também estão previstos investimentos de R$ 26,372 milhões em 77.320 metros de rede coletora de esgoto.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo de água:

Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

-A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

-Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

-Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

-Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

-Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

-Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

-Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. – Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115

Voltar ao topo