Saneamento rural atende população de Guaraniaçu

A Sanepar, em parceria com a prefeitura de Guaraniaçu e a comunidade da Linha Lejanoski, a 18 km da cidade, já iniciou as obras do Saneamento Rural. Por meio deste programa do governo do Estado, aproximadamente 150 pessoas que vivem na zona rural serão beneficiadas com água tratada.

Serão construídos, na localidade, mais de 10 mil metros de rede de água, um sistema de captação e tratamento, dois reservatórios e casa de química. A Sanepar está fornecendo parte dos materiais, projeto e orientação técnica, sendo responsável, também, pelo treinamento dos operadores. A Prefeitura de Guaraniaçu financia o restante dos materiais e a abertura de valas. A comunidade contribui com a mão-de-obra e será responsável pelo gerenciamento do sistema, através de uma diretoria que já está sendo criada.

Para o diretor de Investimentos da Sanepar, Domingos Budel, o Programa de Saneamento Rural, que atende no Estado quase duas mil comunidades, é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos que moram no campo. “Levar água tratada às comunidades rurais significa levar saúde, bem-estar e melhor condição de vida a essa população. Dessa forma, a Sanepar contribui para que as propriedades rurais se tornem mais produtivas”, avalia o diretor.

Essa obra é uma antiga reivindicação da comunidade e deverá ser ampliada futuramente, de acordo com a prefeita de Guaraniaçu, Ana Noeli dos Santos. “Na primeira etapa estaremos atendendo as famílias mais necessitadas. Aquelas que, muitas vezes, no período de estiagem tinham como única alternativa a utilização da água dos açudes, que também eram divididos com a criação. Em um outro momento as demais famílias da localidade serão beneficiadas com a ampliação do sistema”, diz.

O Saneamento Rural é um programa do governo do Estado que existe há 25 anos. Ele é realizado em parceira com as prefeituras e comunidade.

Voltar ao topo