Saneamento é a menor dificuldade encontrada no Litoral

Os comerciantes das praias do Paraná estão satisfeitos com as ações da Sanepar e com a ampliação do sistema de água e de esgoto no litoral do Paraná. O saneamento foi considerado a menor dificuldade enfrentada pelos donos de bares e restaurantes nesta temporada. As maiores dificuldades foram mão-de-obra (19%) e infra-estrutura (15%). Apenas 9% dos entrevistados apontaram o saneamento como dificuldade. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de janeiro em oito municípios litorâneos pela Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR).

Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, o resultado da pesquisa reflete a atuação do Governo do Paraná, que, por meio da Companhia, investiu muito na ampliação dos sistemas de água e esgoto no litoral. ?Nos últimos dois anos, o litoral não enfrentou problemas de falta de água e nesta temporada intensificamos as ações para que os donos de imóveis façam a ligação correta do esgoto na rede da Sanepar. Isto dá tranqüilidade e segurança para os veranistas?, avalia. Somente na construção de estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias e rede coletora nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba, foram aplicados cerca de R$ 142 milhões. A Sanepar não atua nos municípios de Paranaguá e Antonina.

A pesquisa também identificou que 86% dos entrevistados estão satisfeitos com esta temporada. De acordo com o diretor executivo da Abrasel, Luciano Bartolomeu, a avaliação positiva da temporada de verão 2008 no litoral paranaense é fruto principalmente ?das parcerias entre entidades governamentais e privadas, trazendo bons resultados para a região?, diz.

Os empresários de Matinhos também estão satisfeitos e já percebem as melhorias. Para o presidente da Assindilitoral, (Associação que representa os hotéis, bares e restaurantes do litoral) José Carlos Chicarelli, ?as ações em conjunto da iniciativa privada com o governo tem dado resultado e o litoral só tem a ganhar com isso?, comenta.

Pesquisa

A Abrasel-PR avaliou a temporada de verão 2007-2008. Os itens pesquisados foram: poder aquisitivo e procedência dos visitantes, expectativas até o final da temporada, dificuldades e melhorias. Foram entrevistados proprietários dos principais bares e restaurantes de: Paranaguá, Ilha do Mel, Guaratuba, Antonina, Morretes, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Sul.

Voltar ao topo