Samek destaca responsabilidade social

Umuarama – O diretor-geral da Itaipu Binacional, engenheiro Jorge Samek, participou da cerimônia de abertura do 2.º Simpósio Ibero-Americano de Jusfilosofia e Direito Processual, que está sendo realizado pela Universidade Paranaense Unipar, em Umuarama. Em sua palestra, Samek falou sobre as estratégias diplomáticas que estão sendo aprimoradas para aumentar a integração entre estados de outras regiões do Brasil e países vizinhos.

“Estamos concentrando esforços para ampliar a produção de energia e o leque de distribuição. O fato de termos a maior usina hidrelétrica do mundo não significa que não poderemos ter problemas sérios futuramente neste setor”, colocou, informando que a Itaipu responde por aproximadamente 25 por cento da energia consumida no Brasil.

Durante o evento, dirigido a estudantes de Direito de graduação, especialização e mestrado e profissionais da região, Samek também deu ênfase aos projetos de responsabilidade social que a Itaipu está desenvolvendo. “São ações que promovem melhoria de qualidade de vida e progresso socioeconômico e cultural nas regiões do raio de influência da Usina. As comunidades têm o direito de receber estes benefícios”, explicou. Entre os mais importantes está o “Cultivando Água Boa”, que promove a conscientização em relação ao uso racional da Água e abrange toda a Bacia Hidrográfica do Paraná.

Entre os 66 projetos que fazem parte do Programa estão os que buscam principalmente propostas para recuperação das matas ciliares e repovoamento dos rios, introdução da agricultura orgânica e plantio direto, produção de peixe em tanques-redes e produção de plantas medicinais, do qual a Unipar é parceira. “Esta parceria é muito importante pelo know-how que a Unipar dispõe nesta área”, garantiu o diretor, elogiando o trabalho sério que vem sendo desenvolvido por acadêmicos e professores do Campus da Unipar em Toledo. “Nossa intenção é estimular os agricultores do oeste do Paraná em investir num novo nicho de mercado”.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor/chanceler da Unipar, Carlos Eduardo Garcia e foi aberta oficialmente pela coordenadora do curso de Direito, professora Fernanda Garcia Matumoto. Em seu pronunciamento ela salientou a importância dos eventos e cumprimentou os participantes pelo Dia do Estudante e Dia do Advogado.

Voltar ao topo