Saliva de carrapato pode reduzir tumores cancerígenos

Saliva do carrapato pode reduzir tumores cancerígenos, principalmente melanomas. Pesquisa do Instituto Butantã financiada pela União Química Indústria Farmacêutica revela que a proteína existente na glândula salivar do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) tem propriedades anticoagulantes e antitumorais. “A eficácia desta substância em humanos pode oferecer benefícios a milhares de pacientes”, destaca o diretor médico da União Química, Miguel Giudicissi.

O estudo começou em 2003 e vai entrar em fase de testes pré-clínicos que comprovam a eficácia e segurança farmacológica, conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A saliva do carrapato possui propriedades tóxicas, sem oferecer risco para as células saudáveis”, explica a farmacêutica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora da pesquisa.

Pâncreas

“Recentemente a pesquisa apresentou excelentes resultados em câncer de pâncreas. Agora é preciso definir os próximos passos com o aval da Anvisa”, acrescenta Giudicissi. O câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos e responde por mais de nove mil novos casos anualmente. Dos pacientes que contraem a doença, 75% morrem no primeiro ano de tratamento. Cinco anos após a detecção do tumor, a taxa de mortalidade sobe para 94%.

Voltar ao topo