Saldanha Marinho terá Projeto Povo reforçado

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná determinou que as ações do Projeto Povo, na região central de Curitiba, sejam intensificadas na área do calçadão da Rua Saldanha Marinho. A decisão foi tomada durante reunião ontem entre moradores e comerciantes com a Assessoria Militar da Secretaria da Segurança. “Nós vamos fazer uma ação integrada de policiamento. Os moradores e comerciantes vão participar informando as situações de risco na região”, explica o major Milton Isack Fadel Júnior, da Assessoria Militar.

Os moradores e comerciantes propuseram ainda uma parceria com a Secretaria para que polícia e cidadãos se unam para reduzir os índices de criminalidade na região. Segundo Fadel, alguns comerciantes que possuem comércio nas imediações querem a abertura da rua para o tráfego de veículos. Eles alegam que o calçadão facilitaria o tráfico de drogas. “Só que, até hoje, não há nenhum estudo científico que comprove este fato. Temos a Rua XV e também a Luiz Xavier que são calçadões e nelas quase não temos problemas com o tráfico”, conta.

Prostituição

O major diz que, caso a rua seja aberta, o trânsito poderá facilitar a prostituição. “Onde há trânsito de automóveis o acesso às prostitutas é facilitado. É o que acontece em outros trechos da Saldanha Marinho, onde não há o calçadão”, esclarece. O trecho da Saldanha Marinho entre as ruas do Rosário e Doutor Muricy foi fechado há 17 anos, a pedido da população. Os moradores e comerciantes contribuíram com dinheiro para a mudança na rua. Eles queriam menos movimento de carros e mais tráfego de pedestres, o que enfim aconteceu. Nesta semana, moradores e comerciantes que estão no calçadão, conseguiram acordo para adiar a possibilidade de abertura da rua.

Voltar ao topo