Salários são descontados de servidores da saúde em greve

Servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde, que estão em greve há 54 dias, tiveram descontos nos salários por conta dos dias parados. O pagamento ocorre nesta sexta-feira (27). Há casos de servidores com o salário zerado e outros com descontos na remuneração. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), uma liminar judicial impede os descontos nos salários dos servidores em greve.

A presidente do Sismuc, Marcela Alves Bonfim, conta que já existiam indícios de que isto aconteceria no início desta semana, quando os servidores foram fazer compras de supermercado com o “consignado”. Os trabalhadores possuem um cartão com o qual podem fazer este tipo de aquisição a partir do dia 20 do mês e os gastos são descontados no salário no mês seguinte. “Alguns foram fazer as compras e não conseguiram realizar nada com o consignado”, comenta.

Marcela acredita que o problema na folha de pagamento deve ser resolvido até o final do mês. “Provavelmente não teve tempo de rodar a folha com os salários normais diante da liminar. Mas esperávamos que fossem refeitos os cálculos para sair o valor certo junto com o restante dos servidores”, afirma a presidente do Sismuc.

A diretora do departamento de política de pessoas da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Suzana Valente, explica que a folha de pagamentos já havia sido finalizada quando veio a liminar que proibia os descontos. “A Prefeitura de Curitiba vai cumprir a liminar. Estamos no processo de correção, com o esforço de concluir tudo o mais breve possível”, esclareceu. Suzana não estabeleceu um prazo para isto.

Parte dos servidores da saúde está em greve para reivindicar a diminuição da jornada de trabalho para 30 horas semanais. A redução ocorreu para cinco categorias (enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem, técnico em higiene dental e auxiliar de consultório dentário) que representam a maioria dos servidores da saúde. Os 1,2 mil excluídos da medida reivindicam a aplicação da mesma jornada de trabalho.

Em assembléia realizada na noite desta quinta-feira (26), foi aprovada uma paralisação de 30 minutos dentro dos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) e das unidades básicas de saúde, no dia 1º de fevereiro. Será uma paralisação em solidariedade aos profissionais excluídos. A manifestação deve ocorrer entre 7h e 7h30 nas unidades de saúde e entre 19h e 19h30 nos CMUMs.

A Prefeitura de Curitiba mantém a posição de conversar sobre a situação destes servidores somente no dia 02 de fevereiro, após a conclusão dos estudos sobre os vencimentos básicos dos servidores. “Já foi enviado um ofício ao sindicato para conversar a partir do dia 02 de fevereiro, desde que cessem a greve. Estamos esperando o retorno”, revela Suzana Valente.

Sobre a negociação dos vencimentos básicos, mais uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (30), quando devem ser apresentados os números dos estudos das Prefeitura de Curitiba. Para o mesmo dia está programada um ato em defesa do aumento nos pisos salariais. O Sismuc vai realizar uma nova assembléia para analisar a proposta da administração municipal para os vencimentos básicos no dia 1º de fevereiro, às 19 horas.