Salão Paranaense de Turismo comemora balanço positivo

O saldo da 14ª edição do Salão Paranaense de Turismo não poderia ser melhor. Antes mesmo de ser encerrado, o evento superou a expectativa de mais de 6 mil participantes, contabilizando o total de 7.198 pessoas, entre eles 2.352 agentes de viagens. Número esse que deixou os corredores do evento movimentados durante os dois dias.

Além do agito do Salão, as palestras também tiveram excelente público, interessado em saber as novidades trazidas pelos sete palestrantes. Nesses dois dias, a ABAV-PR buscou fortalecer o segmento diante das inconstâncias do mercado e das questões ainda a serem melhoradas no Estado. Os mais de 170 expositores trouxeram para o Salão oportunidades de negócios e boas idéias que promovem o setor no seu desenvolvimento e evolução.

Na avaliação de Antonio Azevedo, presidente da ABAV-PR, o Salão cumpriu seus objetivos e superou as expectativas dos expositores. ?O balanço que faço é muito positivo. As palestras surpreenderam, os expositores estavam altamente satisfeitos e com o desejo de confirmar e ampliar sua participação para o ano que vem. Tivemos também a presença de pessoas relevantes para o trade turístico e stands muito interessantes, com destaque para o espaço sustentável de Foz do Iguaçu e o stand futurista de Curitiba?, salienta Azevedo.

Outro ponto alto desta edição do evento foi a instituição do prêmio Destaque ABAV-PR, que reconhece as boas práticas relacionadas ao Turismo no ano. Antonio Azevedo destaca que o prêmio vai existir sempre que alguma instituição promover alguma prática que reflita boas perspectivas para o Turismo local, estadual e nacional.

Qualificação

No total sete palestras e minicursos formaram a programação técnica de qualificação do 14º Salão. Já na palestra de abertura, ?Os Desafios e Oportunidades para as Agências de Viagens?, os participantes foram incentivados por Klaus Kühnast, diretor comercial da TAM, a ter paixão e grande conhecimento pelo que se faz. E foi isso que o Salão proporcionou aos profissionais com as palestras seguintes.

O Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, realizou na sexta-feira (11.04) uma palestra para apresentar o potencial turístico da cidade e os planos para o futuro. E mostrou que a campanha permanente para divulgar Foz como o ?Destino do Mundo? está a todo o vapor. No mesmo dia, a empresária e consultora Ginha Nader apresentou os encantos e maravilhas da Disney.

O segundo dia de palestras (12.04) do Salão começou animado. O consultor e coordenador de cursos André Tadeu Aguiar de Oliveira fez com que todos os participantes da palestra se movimentassem e motivou os profissionais a repensarem na maneira como conduzem seu próprio trabalho. Sob o tema ?O valor dos recursos humanos nas agências de turismo?, o consultor utilizou de diferentes tipos de personagens, como o agentossauro rex, o agente de viagem estressado e o doctor Jones – o agente do futuro, para transmitir situações corriqueiras do ambiente de trabalho.

Ainda durante a programação do segundo dia, os idosos também tiveram seu espaço no 14º Salão Paranaense de Turismo. O programa ?Viaja Mais Melhor Idade?, foi apresentado aos agentes de viagem pelo gerente nacional do projeto Enzo Arns, que detalhou os principais aspectos e metas do projeto, que foi lançado em setembro de 2007.

A apresentação do Plano Estadual do Turismo do Paraná 2008-2011 fechou com chave de ouro a programação técnica do 14º Salão Paranaense de Turismo. Deise Bezerra, coordenadora de planejamento turístico da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, apresentou aos profissionais do setor o plano que pretende incentivar os números do turismo em todo o Estado. O mesmo prevê para o próximo quadriênio no Paraná o aumento do fluxo de turistas nacionais e estrangeiros em 25%, a extensão da permanência destes turistas de 3,8 para 4,4 dias, o aumento do gasto médio per capita em 15% e da receita gerada pelos turistas em 30%.

Companhias aéreas

As companhias aéreas divulgaram novos trechos e rotas: a TAM, patrocinadora platinum do evento, anunciou para o segundo semestre a possibilidade do vôo Galeão-Miami; a Pluna Linhas Aéreas Uruguayas S/A anunciou em primeira mão a notícia de um vôo diário Montevidéu ? Curitiba, que será lançado em junho deste ano; já a cidade de Lima, no Peru, será o hub para distribuição de vôos do Mercosul da Lan Air Lines, iniciando rotas para a Colômbia, Venezuela e Equador no dia 16 de maio; a Aeroméxico também anunciou que está operando em novo terminal, na Cidade do México, além de um novo destino – Shangai; a Lufthansa atendeu aos pedidos dos seus clientes e confirmou o início das operações noturnas em seu vôo para Monique; e ainda a operadora argentina Caltour encabeçou também uma aliança entre as empresas Aerocondor, Personal Turismo, OK Turismo e Klein Tour para a realização de um vôo charter entre Curitiba e Buenos Aires nos feriados. A novidade, que terá operação das Aerolineas Argentinas, deve ser implementada no próximo reveillon.

Mercosul

O prestígio do Mercosul mostrou que os países do Cone Sul estão interessados no mercado do Brasil e, em especial, no Sul do país. O Uruguai veio pela primeira vez ao Salão, com o intuito de formar novas alianças de negócio. Entre seus destaques estão a marca da empresa EGA, de transporte rodoviário. O trecho Curitiba-Montevidéu e Curitiba-Punta Del Este já está em pleno funcionamento, mas o brasileiro ainda conhece pouco a empresa.

A consolidadora Argentina Caltour trouxe ao Salão Paranaense mais do que o tango argentino, que encantou participantes nos corredores do evento. A empresa veio à Curitiba com uma equipe de 40 pessoas, com a intenção de promover a Patagônia, em especial as regiões de Calafate e Ushuaia, além de três novas casas de Tango, inauguradas em 2008 ? Café de los Angelitos, Tango Palace e Tango Portenho. A Caltour trouxe consigo representantes da rede hoteleira argentina. Aram Krikorian, gerente geral da Caltour, adiantou também o projeto de realizar um workshop em Curitiba para agentes de viagens, divulgando a Calafate e Ushuaia. Krikorian já se comprometeu em realizar um show de tango completo no 15º Salão Paranaense de Turismo, a ser realizado em 2009. De toda a procura pelos destinos argentinos do Brasil, 30% é originado do Paraná.

A Aeroméxico também divulgou uma campanha de incentivo para o mercado. Durante todos os dias da semana, a empresa está oferecendo comissão adicional de 6%, além da habitual comissão de 9%, em todos os vôos on-line, todos os dias da semana.

15º Salão

A ABAV-PR já anuncia a realização do 15º Salão Paranaense de Turismo para os dias 24 e 25 de abril de 2009, no Estação Embratel Convention Center. Esta edição promete ser ainda mais cuidadosa, por ocorrer no ano de comemoração dos 40 anos da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná ? ABAV-PR.

Voltar ao topo