Saiba como se proteger de furtos nas compras de fim de ano

Cuidados simples podem evitar furtos e roubos neste período do ano, quando estes tipos de ocorrências aumentam diante da maior circulação de dinheiro e a presença de muitas pessoas em centros comerciais ou regiões com grande quantidade de lojas. Os criminosos sabem da oportunidade e observam o comportamento dos consumidores, especialmente daqueles que estão distraídos. Estes são os alvos preferenciais dos bandidos, que podem levar as bolsas, carteiras e até as sacolas de compras.

“O furto aumenta no final do ano. As pessoas também se descuidam. E não dá para colocar um policial para cada pessoa. Então, é preciso cuidado e muita atenção, inclusive dentro das lojas. Os bandidos também empurram as vítimas e, quando elas se desequilibram ou caem, eles aproveitam para levar a bolsa”, alerta Malu Gomes, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da área central e coordenadora da Câmara Setorial de Segurança da Associação Comercial do Paraná.

O coronel Roberson Luiz Bondaruk, comandante geral da Polícia Militar do Paraná, explica que uma série de fatores faz com que esta fase do ano seja preocupante quanto aos furtos e roubos. As pessoas tendem a comprar mais e muitas delas economizaram durante todo o ano para gastar tudo agora. Além disto, a circulação de dinheiro é maior. E, no momento das compras, existe a tendência de distração. “Os criminosos preferem as vítimas distraídas e que estão ostentando algo de interesse. É o caso da bolsa feminina, que carrega a chave do carro, a carteira e o celular”, afirma.

Tanto Bondaruk quanto Malu orientam as mulheres a andarem com as bolsas sempre na parte da frente do corpo, evitando deixar o objeto fora do alcance. E isto vale inclusive na hora das compras. “As mulheres jogam a bolsa para trás para escolher o produto. A bolsa já fica exposta e a vulnerabilidade aumenta, porque a mulher está totalmente distraída”, revela o comandante. Malu Gomes aconselha ainda as mulheres a andarem com bolsas com tiras transversais, mas posicionadas na frente do corpo. Lojas cheias e aglomeração também facilitam a ação dos bandidos. Não são todas as pessoas que ligam para os esbarrões durante esta época diante da grande quantidade de pessoas em um mesmo estabelecimento.

Voltar ao topo