Saiba como evitar acidentes com enfeites de Natal

Para garantir que os enfeites para festas de Fim de Ano sejam instalados e manuseados em segurança, a Copel sugere cuidados importantes, que devem ser tomados desde a aquisição do material. É essencial que, no momento da compra, o consumidor verifique a procedência e a qualidade dos adereços que usam eletricidade, principalmente os cordões de luzes ou pisca-piscas. Deve-se dar preferência a produtos certificados pelo Inmetro.

Antes de fazer a instalação, é preciso verificar as condições do material, seja ele novo ou não, e proteger as emendas e as conexões com fita isolante de boa qualidade. Também é importante assegurar-se que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida. Ligar uma carga maior que a comportada pelos equipamentos pode derreter fios e provocar curtos-circuitos e até incêndios.

Externos

A ligação dos equipamentos na tomada só deve ser feita depois de concluída a montagem, para evitar acidentes causados por falhas no isolamento de fios ou emendas. O máximo cuidado deve ser tomado na ornamentação de exteriores, onde, além do risco de acidentes com choques elétricos, há o perigo de quedas. Durante a instalação de adornos externos, é imprescindível observar a distância de segurança da rede pública de eletricidade.

Outro cuidado fundamental é com a umidade: equipamentos elétricos ou materiais energizados de qualquer espécie jamais devem ser tocados quando a pessoa estiver com as mãos ou os pés molhados.

Se, por algum motivo, for preciso mexer ou tocar na decoração, é essencial que ela seja antes inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia elétrica. Em caso de dúvida sobre qualquer uma das etapas da instalação dos enfeites, a Copel orienta que o consumidor consulte um eletricista de confiança.