Verão

Saiba como entrar em forma sem gastar muito

Todo o final de ano é a mesma história. Em busca de um corpo sarado para o verão, todos procuram entrar em forma para apresentar a melhor silhueta na estação mais quente do ano. As academias ficam lotadas e a busca por uma dieta milagrosa se torna incansável. Porém, quando se corre atrás do emagrecimento, o cidadão se depara com um custo relativamente alto para perder peso.
As academias de ginástica podem custar caro, com mensalidades entre R$ 80 e R$ 250.

Os alimentos diet e light também têm preços mais altos – cerca de 30% em relação aos alimentos comuns. Portanto o que fazer quando se quer emagrecer, mas sem gastar uma fortuna com academia e alimentos menos calóricos? A reportagem da Tribuna procurou especialistas no assunto para descobrir quais são as dicas para entrar em forma sem gastar muito.

Em relação à alimentação, a nutricionista Lili Purim, que é presidente do Conselho Regional de Nutrição, afirma que pra começo de conversa, é preciso diminuir em 30% a quantidade de comida em cada refeição. “Os alimentos light tem 30% a menos de caloria. Então é só transferir essa quantia para as refeições”, afirma.

De acordo com Lili, é preciso também focar na ingestão de frutas, legumes e verduras. “Tem que comer porções diárias. Frutas pelo menos uma vez ao dia e verduras em todas as refeições”, diz. Para não gastar muito com a compra desses produtos, a nutricionista indicar a busca pelos alimentos da época. “Todos os dias vemos propagandas na TV com promoções e geralmente são frutas e legumes da época. E os preços são bons e acaba não pesando no bolso da pessoa”, conta.

Hidratação

Um das principais dicas para perder peso é beber muita água. O líquido tem importância fundamental à medida que atua significativamente na regulação do organismo e quando está associada a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios, a diminuição do peso está garantida. “Para o emagrecimento, é importantíssimo beber muita água. Ela supre naturalmente o apetite, hidrata o organismo e ajuda no metabolismo de gordura armazenada”, diz a nutricionista.

Voltar ao topo