Sai relatório sobre Carnaval curitibano

Após mais de quatro meses de trabalho, a Comissão Especial do Carnaval, instalada na Câmara Municipal de Curitiba e presidida pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) para estudar e apresentar sugestões para melhorar o carnaval curitibano, fará a última reunião hoje, a partir das 14h30. Na oportunidade deverá ser apresentado e votado o relatório final, apresentado pelo relator, vereador Jotapê (PSB).

A Comissão funcionou por mais de 120 dias para concluir os trabalhos e, além de Bernardi e Jotapê, teve ainda as participações dos vereadores Sabino Picolo (PSDB), Julieta Reis (PFL) e Paulinho Lamarca (PT). Entre as principais sugestões para melhorar o Carnaval curitibano, que deverão constar do relatório de Jotapê, estará a volta dos desfiles na Avenida Marechal Deodoro e a destinação de mais recursos para as escolas de samba.

O vereador Jorge Bernardi destacou que essa foi primeira vez que a Câmara Municipal organizou uma comissão para estudar e apresentar sugestões e propostas para melhorar o Carnaval curitibano, que já esteve entre melhores do País, que nos últimos anos se encontra em decadência. “Temos escolas de samba com mais de meio século de existência. Também já tivemos um dos melhores carnavais de salão do País, mas infelizmente, não por culpa dos sambistas, mas das autoridades, o Carnaval tem perdido prestigio e público em nossa cidade”, afirmou o vereador.

Durante o período em que a Comissão funcionou, foram ouvidos carnavalescos e autoridades ligadas à cultura. Foi realizado ainda um fórum com a participação de cerca de duzentos pessoas ligadas ao Carnaval que apresentaram sugestões – algumas deverão estar contempladas no relatório. Jorge Bernardi afirmou que propôs a constituição da comissão atendendo apelos do Instituto Afro-Brasileiro e da Liga das Escolas de Samba, que estão preocupados com a decadência do Carnaval curitibano nos últimos anos por falta de incentivo público.

Voltar ao topo