Saeb vai avaliar 300 mil estudantes em todo o País

Começou ontem em todo o País o exame do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No Brasil estão sendo avaliados mais de 300 mil alunos de 4.º e 8.º séries, sendo 17 mil em 145 municípios no Paraná. A coordenadora de acompanhamento e avaliação discente da Secretaria Estadual de Educação (Seed), Arile R. Cytrynski, explica que o objetivo é traçar um diagnóstico do desenvolvimento dos alunos para direcionar as políticas educacionais. Segundo ela, os últimos três exames realizados mostram que o desempenho dos estudantes vem piorando.

O exame foi elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os alunos vão responder 39 questões sobre língua portuguesa, dando ênfase à leitura e à interpretação; em matemática, a ênfase é para a solução de problemas. Além disso, os estudantes também vão responder a um questionário sócio-econômico, apontando hábitos de estudo e como foi o ano letivo com relação à mudança de professores e se houve períodos sem aula. Os diretores das escolas sorteadas e os professores respondem a questionários que incluem desde a formação até a metodologia aplicada em sala de aula. Já o professor que aplica a prova observa a infra-estrutura do estabelecimento. Todas essas informações serão tabuladas e influenciarão diretamente na qualidade do ensino. Depois de analisadas, serão apresentadas às secretarias estaduais e municipais para que redirecionem seu trabalho. “Vamos saber o que os alunos estão sabendo fazer, de que forma e o que não estão aprendendo”, afirma Ariele.

Declínio

Segundo ela, as últimas avaliações, realizadas a cada dois anos, não tiveram resultados positivos. Desde 1995 a qualidade vem decaindo. Ariele afirma que inúmeros fatores colaboraram para isso. Entre eles, a questão sócio-econômica, que tem piorado nos últimos anos. Outro problema é a baixa escolaridade dos pais e a desvalorização do professor. A coordenadora comenta que para melhorar os resultados no Paraná, a Seed tem buscado capacitar de forma continuada os professores e fornecido material didático e pedagógico para as escolas.

O exame também vai avaliar o desempenho de alunos que participam do programa Bolsa-Escola. Segundo dados do Ministério da Educação, 395.483 crianças são atendidas pelo programa no Paraná, sendo 24 mil em Curitiba. No Paraná as provas devem terminar na quinta-feira, mas o prazo final é sexta-feira. Os resultados devem ser conhecidos só no final do ano que vem.

Voltar ao topo