Ar Polar

Sábado amanhece gelado em Curitiba e região

Depois da sexta-feira (13), com a primeira geada do ano na região de Curitiba, o sábado amanheceu igualmente gelado. Os termômetros registraram mínima de 4,7º, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A máxima prevista é de 17 graus durante o dia com predominância de sol e tempo seco, provocando a grande variação das temperaturas, a chamada amplitude térmica. Na região de Curitiba, nas proximidades de Almirante Tamandaré, moradores acordaram com geada na manhã deste sábado.

Ontem, assim como neste sábado, a temperatura foi de 4.7 graus na cidade, com sensação térmica de 1 grau, às 7h. Esta foi a segunda menor marca em Curitiba, perdendo apenas para os 4.3 registrados em maio. No resto do Estado, porém, a sexta-feira teve as madrugadas mais frias em 16 das 42 estações do Simepar, entre elas Lapa (1.7), Pinhais (3.4), Antonina (7.1) e Guaratuba (8.6).

O domingo também promete começar gelado, com 5 graus, mas a massa de ar polar que está sobre a região Sul vai se afastar no começo da semana, deixando as temperaturas mínimas um pouco mais altas. “O afastamento da massa de ar frio será gradativo e muito sutil”, afirma a meteorologista do Simepar, Sheila Paz.

Já na segunda-feira a frente fria traz chuva, que deve seguir durante a terça-feira, com céu encoberto e chuva fraca. “O inverno será bem marcado com sua característica padrão, com frente fria seguida por massa de ar frio a cada sete dias”, explica Sheila.

Agricultura

A geada de ontem ainda não causou impactos na agricultura e por ter sido fraca, não preocupou os agricultores. “Teria que ter sido mais forte para causar estrago”, avalia o economista do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcelo Garrido. Na Ceasa, os impactos só serão conhecidos no começo da semana, quando chegarem os produtos expostos à geada.

Veja aqui a galeria com fotos da geada desta manhã.

Voltar ao topo