Ruas do Jardim Esmeralda escondem problemas

As ruas tranquilas do Jardim Esmeralda durante a tarde escondem um problema que preocupa muitos moradores. Há pelo menos seis meses, o final da tarde passou a ser um momento de apreensão para os pacíficos habitantes desse pedaço do Xaxim. Este é o horário preferido dos assaltantes que invadiram o bairro neste ano. Armados, eles roubam estabelecimentos comerciais e residências, deixando muito pouco para seus proprietários.

A situação se tornou tão insustentável que a moradora Evildia Aparecida Bassi organizou um abaixo-assinado exigindo mais segurança. “Depois que eu e meu filho fomos assaltados aqui perto, decidi tomar alguma providência. Conseguimos 350 assinaturas e o documento foi entregue à Polícia Militar (PM) em agosto. Eles até passaram a fazer ronda algumas vezes por semana aqui em caráter temporário, mas o problema não acabou”, conta. “Vamos fazer uma avaliação com a PM agora e pedir que o policiamento continue, mas agora em caráter permanente”.

 

Para ela, a valorização do bairro e o aumento do poder aquisitivo dos moradores atraíram a atenção dos ladrões. “Já me disseram que viram uns meninos por aqui, agindo de maneira suspeita ao falar ao telefone. Eles devem ter esquema com alguém que conhece a região e passa informações das casas de alto padrão”, conta um comerciante, que preferiu não se identificar. Ele agora anda armado e instalou câmeras de segurança.

Após ter sido assaltado pela quarta vez, um morador que está no Jardim Esmeralda há cerca de 20 anos instalou câmeras e cerca elétrica. “Mas meu filho, de 11 anos, ainda está traumatizado e não anda mais sozinho pela casa. Este último roubo foi o pior de todos, pois ficamos reféns dos ladrões por umas duas horas”, relembra.