A Rua Riachuelo, que está sendo revitalizada, ganhou asfalto novo no trecho compreendido entre as praças Generoso Marques e 19 de Dezembro. O trabalho foi feito neste fim de semana – fresagem (retirado do pavimento antigo) e o recape, com a colocação de uma nova camada de massa asfáltica.

continua após a publicidade

Os trabalhos de fresa e recape foram executados quadra a quadra, com acompanhamento da Diretran, que fez o bloqueio nos trechos onde as máquinas estavam trabalhando e orientou o trânsito nas imediações das obras, para minimizar o impacto no fluxo de veículos.

Nesta segunda-feira (27), as obras estão concentradas em outro ponto da rua, na esquina com a rua São Francisco, onde está sendo implantada uma travessia elevada, com paralelepípedos.

Também na quadra em frente ao Colégio Tiradentes, na praça 19 de Dezembro, está em execução o último trecho de calçadas, que vão se estender até a rua Presidente Faria. O novo piso usa placas vermelhas antiderrapantes de granito reconstituído em concreto de alta resistência.

continua após a publicidade

Nas esquinas, há acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais e, ao longo das seis quadras da rua, foram instaladas floreiras e uma nova iluminação. São 115 postes de carbono com 4 metros de altura e luminárias circulares com lâmpadas de multivapor metálico de 150W, que dão mais luminosidade à rua e, consequentemente, mais segurança para quem transita à noite pelo local.

Parte da sinalização, com placas de orientação ao trânsito, já está pronta e falta a chamada sinalização horizontal (pintura de faixas no asfalto), que será feita durante esta semana, depois que o asfalto novo estiver completamente seco.

continua após a publicidade

Fachadas

Além da intervenção na rua, o projeto de revitalização também inclui a recuperação e pintura de fachadas, que conta com a adesão de 53 dos 58 proprietários de imóveis localizados ao longo da rua.

Até agora, a pintura foi executada em 35 edificações. Esta parte do projeto tem o apoio da empresa AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, que fornece material para a pintura, assumida pelos proprietários.

Com a pintura das fachadas, a Riachuelo está ganhando um colorido que confere mais animação à paisagem da rua. Para orientar os proprietários, o Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um estudo de cores dos prédios e apresenta como sugestão aos moradores e comerciantes. A Coral colocou à disposição dos proprietários 2 mil litros de tinta acrílica e forneceu treinamento para os pintores.

São Francisco

Projeto semelhante de revitalização vai alcançar a rua São Francisco, que corta a Riachuelo. Ali, será mantido o piso em pedra e parte das calçadas – elementos de valor histórico, considerados típicos do século 19. A iluminação será reforçada, com utilização de arandelas fixadas às paredes das edificações – outro detalhe que está ligado à preservação da memória do local.

Outro projeto da Prefeitura para a região deverá contribuir para complementar a renovação à área. Trata-se da criação de um espaço cultural dedicado ao cinema no prédio onde funcionava o quartel da 5ª Região Militar, na esquina da rua Riachuelo com a Carlos Cavalcanti.

Ali, numa área de 2 mil metros quadrados, serão instaladas duas salas de cinema (para suprir a lacuna deixada pelos cines Luz e Ritz, que tinham uma programação diferenciada e fecharam suas portas há alguns anos), um café, uma biblioteca e uma escola de cinema mantida pelo município.