Mão na roda

Rua da Cidadania do Pinheirinho ajuda moradores da região sul

Quem mora na região sul da cidade pode facilmente resolver assuntos relacionados à prefeitura de Curitiba e outros serviços públicos na Rua da Cidadania da Regional do Pinheirinho. O local, que fica exatamente em frente ao terminal de ônibus do bairro, oferece pontos de atendimentos de órgãos como as secretarias de Trânsito e Finanças, Urbs e Agência do Trabalhador, entre outros.

“Aqui na Regional do Pinheirinho temos todas as secretarias municipais presentes, desde a Fundação Cultural até a Secretaria de Urbanismo. Com isso, o morador ou comerciante dessa região pode resolver quase qualquer assunto aqui nos nossos postos avançados das secretarias”, explica Edgar Otto Hauber Júnior, administrador da regional.

Além das secretarias, a Rua da Cidadania do Pinheirinho também conta com postos avançados da Sanepar, Copel e Cohab. “É um espaço onde o cidadão pode tirar a carteira do trabalho, comprar crédito para o cartão transporte, resolver um problema com a conta de luz ou de água e procurar emprego. Isso tudo sem se deslocar para o Centro. Hoje são pouquíssimas coisas que o cidadão não consegue resolver na Rua da Cidadania”, afirma Edgar. Além dos serviços públicos, funcionam no espaço duas lanchonetes, uma loja de presentes e um salão de beleza.

Empreendedorismo

O administrador cita que um dos locais mais procurados na Rua da Cidadania do Pinheirinho é a Agência Curitiba de Desenvolvimento, que oferta todo o tipo de suporte aos futuros empreendedores. “São oferecidos cursos, palestras e todo o apoio para quem já tem um comércio ou para quem quer abrir o próprio negócio”, diz Edgar. Em setembro a Agência Curitiba de Desenvolvimento atendeu 7.821 pessoas no posto avançado na Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Integração

Além disso, a Rua da Cidadania do Pinheirinho funciona em sistema de integração com o terminal de ônibus, ou seja, os usuários que estiverem no interior do terminal não precisam pagar nova tarifa para ser atendidos nos órgãos públicos ou comércio do local. Basta comparecer das 8h15 às 20h15 na cabine de integração, de segunda a sexta-feira, e pegar uma senha onde será registrado o nome e o serviço que deseja utilizar. Após o atendimento, deve retornar imediatamente à cabine e devolver a senha carimbada. Se demorar, corre o risco de perder o direito à integração.