A Prefeitura de Curitiba começou na sexta-feira, 7, as obras de escavação da rua Chile, onde passará o novo binário Chile/Guabirotuba, que vai facilitar o trânsito entre cinco bairros da cidade: Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão trabalhando para implantar o novo pavimento, rede de drenagem e calçadas.

“Esta é uma obra importante para a cidade toda, pois vai melhorar a mobilidade urbana, valorizar os imóveis da região, e dar mais segurança aos motoristas e pedestres. Também é uma importante ligação para a cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci. A nova ligação viária vai beneficiar diretamente 87 mil moradores destas regiões.

As equipes estão trabalhando no trecho da Chile, entre as ruas Dr. Reynaldo Machado e Embaixador Hipólito de Araújo. Nesta etapa, o trabalho será de retirada do pavimento deteriorado, para iniciar a escavação do solo, onde será feita nova base para o novo asfalto. Também serão feitas as obras de drenagem, para a colocação de novas galerias pluviais, além das calçadas, iluminação e novo paisagismo.

Trincheira

O binário envolve as ruas Guabirotuba, Chile, Alberto Twardowski e Pergentina Silva Soares. São 2.852 metros, onde estão sendo feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. Esta trincheira vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares. Também serão construídas uma ponte sobre o Rio Belém, próxima da rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

As ruas que farão parte do binário Chile e Guabirotuba têm mão dupla. O binário funcionará no sentido bairro-centro desde a rua Alberto Twardowski, entrando pela rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile até próximo do Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário Chile que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. Neste trecho, as ruas terão sentido único do Jardim Botânico para o Prado Velho.

No sentido Centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente, formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas. No futuro, quando finalizada a obra da trincheira da Gustavo Rattman e também do binário Agamenon Magalhães – Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.