Rodoferroviária de Curitiba completa 40 anos nesta terça-feira

A Rodoferroviária de Curitiba completa 40 anos de funcionamento nesta terça-feira (13), e é a principal referência para quem chega à cidade em um dos ônibus das 35 empresas que atendem linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais, e que também partem do terminal com área de 72.160 metros quadrados – 25,6 mil deles de área construída -, além dos 10 mil metros quadrados de área verde.

Projetado pelo já falecido arquiteto Rubens Meister, o complexo foi construído às margens da avenida Presidente Affonso Camargo, dividido em três alas – interestadual, estadual e ferroviária, além do prédio central, em formato de cubo, hoje ocupado pela direção da Urbs. A primeira saída de um ônibus rodoviário do novo terminal foi numa quinta-feira, 26 de outubro de 1972, mas a inauguração oficial foi numa quarta-feira, 13 de novembro do mesmo ano.

Até então, o Terminal Guadalupe, na rua João Negrão, inaugurado em 1958 pelo então prefeito Ney Aminthas de Barros Braga, era o ponto de chegada e saída de ônibus rodoviários. “Ao completar 40 anos, o terminal passa pela sua primeira grande revitalização. Considerado pela Urbs uma pequena cidade que precisa ser bem administrada 24 horas por dia para atender as cerca de dez mil pessoas que diariamente circulam embarcam em aproximadamente 350 ônibus com direção aos mais diversos destinos”, diz o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Urbs, Fabiano Braga Côrtes Júnior.

O que muda

A revitalização da Rodoferroviária de Curitiba será feita a partir da adequação do sistema viário do entorno e da mudança de uso e melhor aproveitamento de espaços. O passo inicial foi dado em 21 de junho deste ano, quando, em Brasília, a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e o prefeito Luciano Ducci assinaram o termo de cessão do terreno da Rodoferroviária ao Município de Curitiba. O projeto de revitalização do terminal é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), preservando-se, porém, o projeto original de Rubens Meister.

Quando concluídos os trabalhos, os usuários contarão com 16 conjuntos sanitários (oito masculinos e oito femininos, além de mais oito entre deficientes físicos e fraldário), 560 assentos na área de embarque, praça de alimentação climatizada com 142 metros quadrados, novos estacionamentos, além de um restaurante para 56 pessoas. As salas de espera, conforme projeto do Ippuc, serão climatizadas, oferecendo completo conforto e comodidade aos passageiros.

A sala de embarque será na parte interna do piso térreo, e terá acesso exclusivo e climatizada, controlada por catracas com leitura por código de barras. Atualmente esses embarques ficam acumulados perto dos ônibus e a aglomeração de pessoas é muito grande na véspera de feriados ou no período de férias.

Na parte térrea externa, hoje ocupada pelos guichês das empresas de ônibus, serão instalados pontos de comércio e serviços. A venda de bilhetes passa a ser feita no piso superior. Quando os trabalhos de revitalização estiverem concluídos, os usuários poderão contar com quatro elevadores capazes de transportar os passageiros e suas bagagens, bem como quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória que será para uso de pessoas com deficiência.

Outras mudanças

Além da sala de embarque separada, haverá uma área exclusiva para desembarque com plataforma para 10 ônibus, sem acesso aos que se dirigem ao embarque. Além de uma central telefônica concentrada e de espaço exclusivo em que serão instalados 10 caixas eletrônicos, acompanhantes dos que viajam ou chegam contarão com espaços exclusivos de estar fora da área de embarque.

Além de uma nova central de informações, a Rodoferroviária r,evitalizada contará também com cafeteria e revistaria instaladas tanto em espaços exclusivos de embarque como fora deles. O espaço comercial englobará uma farmácia e mais sete espaços com cerca de 35 metros quadrados cada, no pavimento térreo.

Área externa

 Dentro do programa de revitalização da Rodoferroviária está também a área externa repaginada, com estacionamento dotado de 278 vagas, além de outras nove para deficientes e 63 vagas rotativas. Os táxis ocuparão um espaço mais separado da entrada dos carros. Todo o paisagismo do terminal também será revitalizado, enquanto um novo estacionamento, subterrâneo, sob a avenida Presidente Affonso Camargo, contará com 450 vagas. O projeto prevê ainda a criação de uma ciclovia defronte ao terminal, e a instalação de um bicicletário no complexo rodoviário.