RMC terá cursos de formação profissional

Os projetos de implantação do Ensino Profissionalizante na rede estadual de ensino foram entregues à chefe do Departamento de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Sandra Garcia, ontem, durante o encerramento do 1.º Encontro do Ensino Profissionalizante do Núcleo Regional da Área Metropolitana Sul, realizado em parceria com a Secretaria da Educação.

“A intenção é que o ensino seja implantado já no próximo ano nas escolas dos 14 municípios pertencentes ao núcleo”, explica Lucilene Rocha, coordenadora de Ensino Profissionalizante do núcleo e organizadora do evento.

Durante o encontro, os professores, diretores de escolas, secretários municipais de Educação e prefeitos puderam ouvir diversas posições e informações com relação ao ensino profissionalizante. Foram colocadas também as idéias discutidas nos municípios com intenção de implantar a educação profissional no ensino médio. “O objetivo principal era apresentar e discutir o ensino profissionalizante, já proposto pelo governo do Estado para integrar a educação e o trabalho”, afirma Lucilene. Ainda de acordo com ela, alguns municípios que ainda não puderam refletir sobre o tema tiveram a oportunidade de decidir durante esse evento.

Lucilene Rocha conta que houve debate também entre as indústrias e fábricas da região, além de levantamentos do Rotary Clube, para detectar quais as reais necessidades de mão-de- obra especializada nos municípios, dependendo da área de atuação industrial dentro de cada um deles. “Contaremos com a participação efetiva das indústrias, ajudando na manutenção e aquisição de materiais necessários em laboratórios e também oferecendo estágio ao estudante, com a possibilidade de contratação daquele que melhor desempenhar seu trabalho”, finaliza

Voltar ao topo