Profecia maia

Rituais e até casamento marcam o “fim do mundo”

Pela suposta profecia maia, o fim do mundo ou da raça humana está previsto para amanhã – 21 de dezembro de 2012 -, e com ela uma programação intensa tanto para quem acredita quanto para aqueles que descartam completamente o assunto. De casamento a festas e rituais, o certo é que a data não será tratada como mais um dia do calendário.

A cerimônia de casamento dos empresários Marcele Prado, 32 anos, e Marlon Santos, 33 anos, será na noite do dia 21. Foi ele quem escolheu “porque 21 é 12 invertido” e o casamento civil aconteceu no dia 12 de dezembro. “Gostei da data que iria ficar: 12/12/12”, explica. Na época em que marcaram o casamento nem pensaram sobre a coincidência com o eventual fim do mundo. Mas bastou os familiares e amigos saberem para começarem as piadinhas e comentários. “Sinceramente eu não acredito que o mundo termine, e sempre respondo aos convidados do casamento que se o mundo acabar, pelo menos será em uma festa com todos reunidos e felizes”, argumenta Marcele, que é evangélica. “O fim do mundo é quando cada um falece”, opina Santos, que é católico.

A aposta do casal nos dias, meses e anos que estão por vir se comprova no tamanho da festa, que contará com 150 convidados, e nos planos a dois. “Faz dois meses que inauguramos nossa própria franquia da imobiliária AM Santos. Queremos prosperar juntos e ter filhos”, afirma Santos. “E há seis anos, quando nos conhecemos, éramos dois desempregados. Superamos isso, progredimos em nossas carreiras e, neste ano, resolvemos nos unir no trabalho e casar”, revela Marcele.

Eles até tentaram, mas não conseguiram qualquer desconto para reduzir as despesas que giram em torno de uma grande festa de casamento. “Só no frete das bebidas que consegui pagar menos porque contratei um conhecido”, explica Santos. Aos convidados, a recomendação é que vão preparados porque, ao que tudo indica, eles devem usar o “fim do mundo” para animar a festa. E o inesperado parece acompanhar a trajetória dos dois, pois o noivado aconteceu seis meses após o início do namoro. “Ele me pediu em casamento no meu aniversário, em uma festa a fantasia. Fiquei noiva vestida de vampira e ele, de Batman”, recorda Marcele.

Bares fazem festa até o minuto final

Enquanto no comércio poucas ações estão sendo feitas usando como o mote o fim do mundo, nas casas noturnas, bares e pela rede social o que não falta são faltas e eventos com o tema. A Associação Comercial do Paraná (ACP) reconhece que não houve uma grande mobilização sobre isso porque o setor está em pleno período de compras, em função do Natal, principal data do varejo. Além disso, como boa parte das compras é feitas a prazo, o mais conveniente em termos econômicos é que o mundo dure até a quitação das dívidas. Nas redes sociais, eventos fictícios se multiplicam, como o “Embarque para o Novo Mundo”, convidando as pessoas a usarem a linha Novo Mundo “às 6:06 da tarde”.

Entre as casas noturnas e bares, com fim do mundo ou não, opções não faltarão àqueles que querem um pretexto para cair na esbórnia. No Ao Distinto Cavalheiro, a tradicional festa de “Préveillon – Do bar ao mar” será realizada na véspera do fim do mundo, no dia 20. Para um dos proprietários do bar, Wellington Borges Costa, as previsões de fim atendem a um desejo inerente do ser humano de extravasar. “De tempos em tempo temos um bom motivo para enfiar o pé na jaca. Além disso, já que o fim individual é inevitável, melhor que ele venha coletivamente, assim ninguém ficará aqui chorando”, filosofa. “Será das 17h30 à meia-noite, pois depois o mundo acabará mesmo”, brinca Wellington, mais conhecido como “Wella”.

“Acho que por conta do fim do mundo um número maior de pessoas deve participar, pois terá uma motivação a mais, para se divertir, beber, brincar e consumir”, comenta o outro proprietário do bar, Carlos Manoel Machado Guimarães. A expectativa é que 400 pessoas participem do evento e que o faturamento seja de três a quatro vezes maior. Mas para isso, cabe lembrar que a conta será cobrada antes do mundo terminar…

Serviço

Ao Distinto Cavalheiro -Préveillon 2012 – do bar ao mar

– Dia 20 de dezembro das 17h30 às 0h.

– Rua Saldanha Marinho, 894. Telefone: (41) 3019-4771

Voltar ao topo