Simepar

Risco de temporais depois do feriado no Estado

A estabilidade climática tomará conta de todas as regiões do Estado até quarta-feira de acordo com o monitoramento do Instituto Tecnológico do Paraná. Nem as temperaturas vão apresentar diferenças muito grandes do que ocorreu nos últimos dias, e a chuva não deve atrapalhar os planos de pais e filhos durante o feriado de amanhã.

A previsão inclui ainda a predominância de dias ensolarados para o interior e a concentração de nuvens em Curitiba e no litoral. Mesmo sem chuvas, as variações de temperaturas com noites frias e dias de calor moderado vão permanecer até a metade da semana, devido às características da estação.

“Até quarta ainda é considerado início da primavera”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen. Além desse fator, o vento tem ajudado a causar a sensação térmica mais baixa ao amanhecer.

Conforme o Simepar, massa de ar frio que vem se deslocando lentamente pela região Sul é a principal responsável pela estabilidade do clima no Paraná. “Não deverá chover entre segunda e quarta, porém, na quinta e sexta-feira tudo indica que haverá precipitações com risco de temporais em todo o Estado”, alerta Jacóbsen.

Plantio

Pelo hidroestimador da Divisão de Satélites Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a ausência de chuvas até quinta-feira não deverá comprometer a evolução do plantio de soja, milho e feijão no Paraná.

Isso porque, na semana passada, o volume de chuvas foi suficiente para elevar as reservas hídricas do solo, aumentando a umidade e criando plenas condições para a germinação das sementes já plantadas.

Voltar ao topo