Rio Iguaçu é o segundo mais poluído do Brasil

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, o Paraná tem um motivo a mais para se preocupar com o tema.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Iguaçu, que nasce na região de Curitiba e corta o Estado até o extremo oeste, é o segundo mais poluído do Brasil, atrás apenas do Rio Tietê, em São Paulo.

O IBGE levou em consideração a média anual do Índice de Qualidade da Água (IQA), divulgado ontem, para concluir que a poluição do Iguaçu está num estágio crítico. A água do rio obteve nota de 31 no índice.

O Tietê, famoso por décadas de poluição, ficou com 30. O IQA considera como água de ótima qualidade a que tiver uma pontuação acima de 80.

Segundo o IBGE, além dos dois primeiros, os demais rios mais poluídos são aqueles que cortam grandes centros urbanos. Entre os que inspiram cuidados estão o Rio das Velhas, que corta Belo Horizonte (MG), e o Rio Paraguaçu, que banha parte do Recôncavo Baiano.

De acordo com Enéas Machado, gerente da Bacia do Alto Iguaçu, ligado à Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), a situação do rio ficou crítica devido a dois motivos.

?O primeiro fator é que ficamos muitos anos sem investir em obras de saneamento. Mesmo com as obras mais incisivas, é necessário um período de pelo menos dez anos para haver uma melhora significativa da qualidade da água dos rios que cortam a região de Curitiba?, prevê.

Para Enéas, a segunda razão é demográfica. ?Hoje há pelo menos 2,5 milhões de pessoas vivendo numa região que chamamos de ?cabeceira de bacia?, ou seja, onde os rios se iniciam. Com o despejo de esgoto nas nascentes, fica mais difícil controlar a qualidade da água no alto curso do rio.?

Machado afirma que, para amenizar o problema, serão instituídos comitês com representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais e universidades para criar um plano de bacia para cada região. ?Esse plano, que deve ficar pronto em julho, vai definir a destinação de investimentos e quais obras são mais urgentes.?

Critérios

Já o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, questiona os critérios de pesquisa do IBGE. ?Comparar o Rio Iguaçu com o Rio Tietê é uma sandice.

Pelo que conheço do Iguaçu, acredito que a poluição do rio fica restrita à região de Curitiba. Depois que as águas do Rio Barigüi encontram o curso do Iguaçu, há uma redução de dejetos?, explica.

Segundo o IBGE, o IQA é obtido a partir de uma fórmula matemática que usa variáveis como a temperatura, o oxigênio dissolvido, a demanda bioquímica de oxigênio e a quantidade de coliformes fecais. Quanto maior o valor do IQA, melhor a qualidade da água.

Voltar ao topo