Ribeirão Claro será sede da etapa final do concurso Café Qualidade Paraná

Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, será sede, no dia 19 de outubro, da etapa final do concurso Café Qualidade Paraná 2007. O anúncio oficial foi feito segunda-feira à tarde, pelo secretário de Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, durante a Exposição Agropecuária e Industrial da região de Cornélio Procópio (Expocop).

Segundo o secretário, o município foi escolhido depois de uma criteriosa avaliação técnica. Além de Ribeirão Claro, outros três municípios concorriam como sede da etapa final do concurso: Mandaguari, Carlópolis e Siqueira Campos. ?A competição entre os municípios é saudável porque demonstra que os agricultores, a equipe da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e suas vinculadas aceitaram o desafio para colocar o café paranaense em lugar de destaque no cenário nacional?, disse o secretário.

O secretário executivo da Câmara Setorial do Café, Paulo Franzini, explicou os critérios de escolha do município finalista para o concurso Café Qualidade Paraná 2007. Segundo ele, a cidade de Ribeirão Claro foi escolhida porque atendeu a quesitos como localização do município, infra-estrutura, mobilização de lideranças, produtividade, número de produtores que participaram do concurso no ano passado. ?Além disso, foi de Ribeirão Claro o campeão paranaense na categoria Café Cereja Descascado 2006, que é o produtor Fábio Dória Scatolin?, frizou.

O prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos ?Kiko? Molini, ficou entusiasmado com a escolha do município. ?Batalhamos muito para que Ribeirão Claro fosse o escolhido. Nossa cidade estará representando toda uma região que vem lutando para o desenvolvimento da cultura do café?, disse. Segundo o prefeito, a etapa final do concurso de café será simultânea ao início das comemorações do centenário do município.

Voltar ao topo