Revitalização da Manoel Ribas começa em agosto

A Prefeitura inicia, em agosto, as obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas, via que concentra restaurantes típicos, lojas e artesanato característico da região que mais recebe turistas em Curitiba. As obras começam na segunda quinzena do mês, num trecho de 1.900 metros compreendido entre a rótula de acesso ao bairro, na Rua Capitão Antônio Pedri, e a Travessa Ângelo Mazzarotto, logo depois do Restaurante Veneza.

“A idéia é que com a conclusão do Contorno Norte, o projeto possa se estender com esse mesmo padrão em direção a Botiatuvinha”, explica Sérgio Matheus, coordenador do Linhão do Turismo. O Linhão é um grande eixo ambiental e turístico de 50 km que abrange 32 bairros e coloca Santa Felicidade como a principal atração turística e gastronômica da cidade.

A revitalização da Manoel Ribas será executada pela Prefeitura com recursos do Programa de Infra-estrutura de Transportes e contrapartida financeira da iniciativa privada. O investimento total será de R$ 1.777.841,98 e prevê execução de calçadas, sistema de drenagem, paisagismo, iluminação pública e área de remanso para estacionamento. As obras estão em fase de licitação e as empresas interessadas têm até o próximo dia 30 para apresentar propostas.

A previsão, afirma o diretor de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wilson Justus, é de que as obras estejam prontas até novembro. “Toda obra gera transtornos. Por isso, é importante a compreensão e a colaboração dos comerciantes e toda a população durante a execução das obras. A intenção da Prefeitura é causar o menor transtorno possível e concluir a revitalização até novembro”.

Reivindicação

O projeto de revitalização da área de passeio da Avenida Manoel Ribas é uma antiga reivindicação dos moradores de Santa Felicidade. “Há algum tempo notamos que o visitante de Santa Felicidade sente uma grande dificuldade em circular pelo comércio na Avenida Manoel Ribas. A iluminação pública não é adequada e as calçadas estão em condições precárias. Nossa idéia é que, com a revitalização, além de almoçar e jantar aqui, os visitantes possam também passear e fazer compras na região”, diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade Acisf -, Beto Madalosso.

“Os comerciantes de Santa Felicidade estão conscientes de que as obras de revitalização vão trazer transtornos para todos nós. Mas, com certeza, os benefícios irão compensar qualquer sacrifício”, afirma Madalosso. O último inventário turístico, realizado pelo Linhão do Turismo em 2002, mostrou que Santa Felicidade recebe 1 milhão e meio de turistas por ano, servindo aproximadamente 190 mil refeições por mês.

Voltar ao topo