Reutilização de pneus combate a dengue

O governador Roberto Requião, o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e representes da Petrobrás e da Associação de Municípios do Paraná (AMP) assinaram ontem, em Foz do Iguaçu, um convênio com a empresa BS Colway Pneus, de Piraquara, na Região Metropolitana, para o recolhimento e a reutilização de 3,5 milhões de pneus usados de todo o Paraná.

A intenção do Programa, chamado Rodando Limpo, é acabar com um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue e tentar erradicar a doença em todo o Estado. “Estamos iniciando essa parceria para combater o mosquito e fazendo isso, certamente, baixaremos o número de casos de dengue no Paraná”, disse o governador.

Requião anunciou também que o responsável pela execução do projeto será o secretário Luiz Eduardo Cheida, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e sua primeira missão será, gradativamente, ampliar o projeto para e criar usinas de reciclagem de outros materiais, como plástico e papel, em todo o Estado.

O programa foi iniciado há pouco mais de um ano e meio pela BS Colway no Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel) e em Santa Catarina (Joinville). Ele consiste em transformar pneus velhos em óleo combustível e gás. Depois de recolhidos os pneus são triturados e misturados ao minério de xisto na usina da Petrobrás, em São Mateus do Sul.

Para o secretário da Saúde, Cláudio Luiz Xavier, a parceria entre empresas, governo e a sociedade é importante porque todo o lixo reciclável é responsável por mais de um terço dos casos de dengue. “Retirando os pneus velhos nós já estaremos combatendo 34% dos foco de mosquito. Além disso, esse é um projeto sem custo nenhum para o Estado”, disse. Segundo Xavier, 666 casos de dengue já foram confirmados em todo o Estado e há 1.800 suspeitas. Em Foz do Iguaçu, onde foi registrado o maior número de casos no ano passado, há hoje apenas seis casos confirmados. A situação mais crítica, segundo Xavier, é em Londrina, no Interior do Estado, onde foram registrados 350 casos.

Para o representante panamericano da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jacobo Finkelman, o projeto é uma excelente idéia para combater a doença. “Não conheço país nenhum que tenha consigo combater a dengue sem buscar o apoio da comunidade, do governo e dos empresários. O governador Roberto Requião está de parabéns pela iniciativa”, disse.

Participaram do evento de assinatura do convênio o prefeito de Foz, Sâmis da Silva, o empresário Francisco Simeão, da BS Colway, o vice-governador Orlando Pessuti, alem dos secretários Luiz Cláudio Rorato (Turismo), Luiz Guilherme Mussi (Indústria, Comércio e Mercosul), Cláudio Luiz Xavier (Saúde), Luiz Eduardo Cheida (Meio Ambiente e Recurso Hídricos) Airton Pisseti (Comunicação) Aldo Pazianelo (Justiça) e Padre Roque Zimermmann (Trabalho, Emprego e Promoção Social), além do diretor da ParanáEsporte, Ricardo Gomyide.

Voltar ao topo