Retorno às aulas terá operação especial de trânsito

A partir de terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) com o apoio do Detran-PR, começa a operação Volta às Aulas. As aulas na rede municipal de Curitiba começam na quarta-feira, dia 8. A estimativa é que 30% a mais de veículos circulem pela cidade com a volta as aulas.

A operação Volta as Aulas segue até o dia 30 de março, nesta primeira etapa. No mês de julho acontecerá a segunda etapa da operação. Na próxima semana serão colocadas 100 faixas por ruas da cidade avisando sobre o retorno das crianças às aulas. “Vamos fazer um trabalho educativo com os motoristas e pedestres alertando sobre a volta das crianças no trânsito da cidade”, explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.

A operação Volta às Aulas será feita em duas frentes de ação. Agentes da Setran e educadores de trânsito do Detran farão abordagens educativas em vias com grande fluxo de veículos. Nas ações serão entregues informativos com dicas de segurança no trânsito e a forma segura de fazer o transporte de crianças.

Também serão feitas abordagens educativas em 27 escolas municiais de Curitiba, a partir do dia 8. Nas escolas, os agentes de trânsito vão entrar nas salas de aula no início dos turnos para uma conversa com as crianças. Será abordado a importância de andar nas calçadas e atravessar na faixa de pedestres, por exemplo.

Os agentes também vão conversar com pais e os responsáveis por levar as crianças para a aula. “Vamos fazer abordagens educativas com pais, motoristas, condutores de vans e do transporte escolar, professores e crianças”, explicou o diretor de Educação da Setran, Celso Mariano.