Responsabilidade ambiental é marca da Usina Alto Alegre

A Usina Alto Alegre está comemorando 25 anos de produção no Brasil. O grupo possui três unidades fabris, sendo que a principal delas está no Paraná e é responsável por cerca de 50% da produção total da Alto Alegre.

A empresa foi fundada pelas famílias Junqueira e Figueiredo, de origem portuguesa. As duas famílias se instalaram principalmente nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e tinham como principal atividade a agricultura e a pecuária. Com o passar dos anos estas pessoas foram ocupando a região noroeste do Estado de São Paulo e chegaram também ao Paraná. Em 1978 foi criada a primeira unidade industrial das duas famílias: a Destilaria Alto Alegre, em Colorado (PR).

Atualmente o Grupo Alto Alegre se concentra na produção de açúcar, álcool para uso doméstico, álcool anidro e álcool hidratado. As usinas esmagam seis milhões de toneladas de cana por ano, e geram cerca de 112 milhões de sacas de açúcar e 150 mil metros cúbicos de álcool, que são comercializados em todo o Brasil.

Responsabilidade ambiental

A Alto Alegre cumpre com a legislação ambiental, e mantém um trabalho importante na conservação do solo. A Usina de Alta Floresta, por exemplo, está instalada em uma região de terreno argiloso e arenoso, o que propicia erosão. Para evitar as voçorocas, são plantados pés de cana para conter a velocidade da água e evitar que a erosão continue. Isso ocorre nos 19,3 mil hectares de cana de Alta Floresta.

Toda a vinhaça produzida pelas unidades do grupo é aplicada na fertiirrigação da lavoura de cana, assim como as águas residuais da indústria. Outra medida que tem o objetivo de conservar o solo é a rotatividade de culturas. Na safra 2001, por exemplo, foi plantada uma variedade de amendoim próprio para a produção de alimentos de alto padrão destinados à exportação.

Voltar ao topo