Respirar bem revitaliza o corpo, aponta publicação

Respirar revitaliza e rejuvenesce o corpo, refresca a mente, alegra a alma e anima atos e relacionamentos. A constatação é da socióloga e terapeuta Manúcia Lima, que ontem, na livraria Pirâmide, em Curitiba, lançou o livro Respiração: Pura Alquimia. Lançada pela Editora Alfabeto, de São Paulo, a obra, em 106 páginas, fala sobre os efeitos da respiração sobre o bem-estar físico e mental.

Segundo Manúcia, de todo oxigênio consumido pelo corpo, 25% é usado pelo cérebro. Através do ato de expirar, o corpo elimina 70% de tudo o que não lhe é necessário. Apesar disso, a maioria das pessoas adultas respiram de forma incorreta, aproveitando apenas um terço de sua capacidade pulmonar. “O ser humano pode ficar dias sem beber nada e até semanas sem comer. Entretanto, não pode ficar mais do que alguns poucos minutos sem respirar”, compara a autora. “A respiração é de grande importância para o organismo. Na verdade, é ela que nos nutre, nos faz ficar mais presentes e atentos no dia-a-dia.”

O ato de inspirar e expirar influi imensamente no lado emocional das pessoas. Quem respira de forma correta, se torna mais tranqüilo, adquire maior desenvoltura diante de situações corriqueiras, passa a ter maior ousadia e autoconfiança. “A forma de respirar tem muito a ver com a ansiedade, com casos de depressão e até com problemas psicológicos, como a síndrome do pânico”, explica a autora. “A respiração influi totalmente na qualidade de vida das pessoas.”

Para que as pessoas aprendam a respirar melhor, o livro apresenta uma série de dicas e exercícios ilustrados. Manúcia diz que algumas atitudes simples, realizadas a qualquer hora do dia e durante a execução de qualquer atividade, podem contribuir com a melhoria da qualidade da respiração. “As pessoas devem inspirar e expirar com maior intensidade e de forma mais ampla, o que contribui com o relaxamento e a concentração”, explica. “Outra dica é colocar a ponta da língua no céu da boca como se fosse engoli-la. Isto estimula o sistema imunológico e abre as vias respiratórias.”

Serviço

– Respiração: Pura Alquimia está à venda nas livrarias Pirâmide e Curitiba. Custa R$ 17. Mais informações sobre os poderes da respiração podem ser adquiridas no site www.respirarte.com.br.

Voltar ao topo