Resolução modifica convênios de ensino

A Secretaria de Estado da Educação deve assinar, no fim do mês, nova resolução para substituir a que está em vigência desde 1996 e que define os contratos com as instituições que prestam atendimento aos alunos com necessidades especiais. A decisão faz parte das primeiras definições sobre o plano decenal de educação que está sendo discutido no Paraná e mudará a forma como são feitos os convênios de cooperação técnica e financeira entre a secretaria e essas instituições.

Angelina Matiskei, chefe do departamento, afirma que com a nova resolução, será possível investir quase duas vezes mais nesta modalidade de ensino e corrigir uma distorção histórica: a paridade salarial entre professores conveniados e docentes da rede estadual de educação. “Agora os educadores que atendem o convênio receberão de acordo com a habilitação e/ou especialização de cada um”, explica. Antes, os profissionais conveniados recebiam vencimentos bastante inferiores.

Segundo Angelina, a participação dos núcleos está sendo essencial para a efetivação da resolução. “Jamais conseguiríamos fazer isso sem a disponibilidade e competência dos nossos núcleos”, afirma. Ela destaca dois núcleos que estão particularmente envolvidos com as discussões sobre educação especial: o de Cianorte e o de Maringá.

O núcleo de Cianorte recebe, na próxima quinta-feira (16), representantes de diversos segmentos da sociedade para outra etapa das discussões sobre o plano estadual de educação. “Queremos estimular uma discussão democrática para obtermos um produto final rico e que possa ser compartilhado e aproveitado em experiências consistentes”, completa Angelina.

Voltar ao topo