Requião recebe projeto de Batalhão Ambiental

O comandante do Batalhão da Polícia Florestal, tenente-coronel Jack Holmer, apresentou na reunião da Operação Mãos Limpas, ontem, o projeto Força Verde, que vai integrar a atuação da PM com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no patrulhamento e proteção do ambiente e das unidades de conservação no Estado. O projeto prevê ampliar o efetivo da Polícia Florestal dos atuais 325 para 605 policiais, sob a denominação de Batalhão da Polícia Ambiental, segundo relatado pelo comandante.

O governador Roberto Requião garantiu a aquisição de dois monoplanadores para reforçar a atuação dos policiais e a utilização de helicópteros para a fiscalização de áreas preservadas. Requião pediu ainda a elaboração de um projeto que possa ser implantado rapidamente, em conjunto com o IAP, para o patrulhamento do Parque de Vila Velha.

De acordo com o tenente-coronel Holmer, o projeto prevê a implantação de duas malhas de proteção ambiental. A primeira será a revitalização do Pelotão Força Verde, com a participação de oito equipes compostas por quatro policiais, dez viaturas, três barcos e os equipamentos necessários. Serão utilizados os postos policiais ambientais já existentes e as ações serão desenvolvidas em conjunto com os escritórios regionais do IAP. A atuação das equipes é prevista em todas as situações de risco ao meio ambiente, além de prevenção e educação ambiental.

A segunda malha de proteção vai ampliar a atuação para as 63 unidades estaduais de conservação ambiental, podendo incluir as unidades federais por meio de convênio com o Ministério do Meio Ambiente. Conforme descrito no projeto, serão instalados postos dentro das unidades e os policiais seriam fixados em residências no entorno das unidades. Essa medida, de acordo com o comandante Holmer, vai permitir maior economia e a presença efetiva da Polícia Florestal nas áreas de preservação.

Atualmente, o Batalhão realiza policiamento ostensivo para proteção da fauna e flora silvestres, garantindo o cumprimento da legislação ambiental e detendo infratores que forem flagrados cometendo crimes ambientais. Na atuação preventiva, o Batalhão desenvolve programas de educação ambiental junto à comunidade, com a elaboração e veiculação de cartazes, panfletos com textos educativos, palestras em escolas, exposições técnicas a entidades públicas, entre outros.

Voltar ao topo