Requião propõe troca de conteúdo entre tevês

O governador Roberto Requião apresentou ontem uma proposta para troca de conteúdo de programação entre a TVE Paraná e as emissoras públicas da Colômbia. A sugestão foi feita ao embaixador colombiano João Henrique Garavito Duran, que esteve no Palácio Iguaçu para estreitar as relações com o Paraná.

“Estamos colocando a nossa TVE, que tem alcance até o Canadá, à disposição para debates políticos, econômicos e culturais sobre os interesses da América Latina”, disse Requião. O embaixador, que já foi diretor de emissora na Colômbia, e o governador concordaram que os dois países precisam trocar mais informações para fortalecimento da identidade sul-americana.

“Os paranaenses pouco sabem sobre a Colômbia e o mesmo deve ocorrer com os colombianos sobre nós”, analisou Requião. O governador também disse que os sistemas de transmissão – analógico e digital – por satélite agora permitem transmitir o sinal da TVE por quase toda a América por meio de antenas parabólicas. A mesma sugestão foi feita por Requião no mês passado ao embaixador do Peru, Carlos Alberto Higueras Ramos.

Intercâmbio digital

Duran também demonstrou interesse sobre a experiência do Estado com software livre no sistema de informática da administração. Requião explicou que a utilização do software proprietário que necessita do pagamento de licenciamentos e tem código fechado, que impede modificações e cópias, ocorre apenas quando inevitável e que as mudanças implantadas estão reduzindo custos e ampliando a inclusão digital. “A experiência do Paraná pode nos ensinar muita coisa”, afirmou Duran, que propôs um intercâmbio também no setor de novas tecnologias.

O embaixador falou ainda sobre o recente encontro com produtores brasileiros durante as comemorações dos 80 anos da Organização Internacional do Café, em Cartagena. Requião explicou o sistema de plantio adensado – que permite maior produção por hectare – e esclareceu que a opção pela produção do café com baixa acidez é destinada a atender o mercado europeu.

Voltar ao topo