Requião promove oficiais da PM

O governador Roberto Requião assinou, ontem, o decreto que promove oito de nove oficiais da PM que estavam com pendências judiciais após encerrarem o curso de oficial administrativo da corporação. Requião optou por solucionar administrativamente a questão, durante solenidade de encerramento do curso, que formou 39 oficiais. A solenidade foi realizada na Academia de PM do Guatupê e contou com a participação do diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, Marco Antônio Berberi, representando o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari.

Requião explicou que tomou a decisão depois de discutir o assunto com o comandante-geral da PM, coronel David Pancotti. O coronel relatou que os alunos tiveram bom desempenho durante o curso e a pendência judicial, que se arrastava desde o processo de seleção, já superada, impedia a promoção. Uma única promoção não foi assinada pelo governador e vai aguardar procedimentos internos da corporação.

O curso de oficial administrativo, com um ano e meio de duração, constitui o principal mecanismo de promoção de oficiais da PM. A grande maioria faz esse curso após uma média de 16 anos de serviços prestados à corporação, onde segue a escala hierárquica que vai de primeiro sargento a subtenente.

A partir disso, o policial militar se habilita por concurso a fazer o curso. Após aprovação pode galgar nova escala hierárquica até atingir o posto de capitão. Esse concurso é feito apenas quando há vagas na corporação, sendo por isso muito concorrido com uma média de dez candidatos por vaga. O último curso foi realizado em 1999. Os oficiais aprovados e promovidos passam a prestar serviços internos, nos quartéis da PM.

Voltar ao topo