Requião lança programas contra consumo de drogas

O governador Roberto Requião assinou ontem os decretos que vão regulamentar dois programas de prevenção ao uso e combate às drogas nos 399 municípios do Estado: o projeto 161 Narcodenúncia e o Plano Intersecretarial Antidrogas. Os dois programas serão coordenados pelo secretário de Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, e serão lançados oficialmente pelo governador na Assembléia Legislativa nos próximos dias.

“A intenção do governo é combater o tráfico, a criminalidade e, na primeira fase, ministrar cursos de prevenção e orientação sobre os riscos do uso de drogas a todos os funcionários e diretores de 22 secretarias mais a Casa Civil”, afirma o secretário.

A primeira reunião entre todos os 22 secretários para o detalhamento do Plano Intersecretarial Antidrogas deve acontecer nas próximas semanas, quando serão definidos os investimentos e como serão ministrados os cursos para os funcionários públicos. “Mais de 90% dos crimes acontecem por causa do uso de drogas. Temos que iniciar os trabalhos pelos funcionários do Estado e gradualmente estendê-lo a toda a comunidade”, diz Parzianello.

Denúncia

Segundo o major Jorge Costa Filho, chefe do Centro Integrado 190 da PM, a intenção do 161 Narcodenúncia é incentivar a população paranaense a denunciar anonimamente os pontos de tráfico de drogas e os traficantes do seu bairro e com isso criar um banco de dados sobre o problema em cada município, o que facilitará o trabalho da polícia. “Em qualquer município a população poderá denunciar o tráfico pelo telefone 161”, explicou.

Para isso, a PM e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) vêm trabalhando desde janeiro passado na elaboração de um software específico para o receber as denúncias e que também permitirá a criação de um mapa detalhado do tráfico em cada um dos 399 municípios do Estado. Cartazes divulgando o número e incentivando a denúncia também serão distribuídos em todo o Estado.

“Saberemos quais os bairros mais visados de cada município, o tipo de droga mais usado, os nomes dos traficantes e outras informações que facilitarão a atuação da polícia”, revelou o major. Segundo ele, a ligação é gratuita e o denunciante não precisará se identificar visto que quem assumirá a autoria da ocorrência policial será a própria PM. “Se a denúncia for de um caso urgente, as nossas seis centrais repassarão a ocorrência para o Batalhão mais próximo de onde partiu a denúncia. Se for uma denúncia que precise ser investigada ela será repassada à Polícia Civil”, explicou.

Governo inaugura penitenciária

Os secretários da Justiça, Aldo Parzianello, e da Segurança, Luís Fernando Delázari, abriram oficialmente ontem a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. A nova unidade deve receber 150 presos do minipresídio Hildebrando de Souza, que estava com sua capacidade de lotação excedida.

Construída no ano passado, a nova unidade penal dependia da terceirização dos agentes carcerários para operar. A Secretaria da Justiça conseguiu o remanejamento de agentes do quadro de servidores do Departamento Penitenciário e, após 45 dias de treinamento, colocar uma das galerias em atividade.

Parzianello anunciou ainda a ampliação da penitenciária, que deve ter mais uma ala para 80 presos em regime semi-aberto. Atualmente, a unidade pode comportar até quatrocentas pessoas, em regime fechado.

Os detentos recebem atendimento de médicos, psicólogos e pedagogos. Cobertores, uniformes e produtos para higiene pessoal são fornecidos pela administração e o cigarro deve ser proibido, para evitar o comércio interno entre os presos e auxiliar na sua recuperação com a eliminação de dependências químicas. Segundo a diretora da nova unidade, Juraci Freitas, o tratamento de presos com dependência é uma das principais diretrizes.

Voltar ao topo