Requião defende geração de empregos para a RMC

O governador Roberto Requião participou ontem do lançamento do Programa Mutirão Metropolitano, da Secretaria de Estado para Assuntos Metropolitanos e Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Ele defendeu um projeto integrado de ações que proporcionem mais qualidade de vida aos paranaenses como solução para os problemas da região.

“Essa perspectiva deslumbrada de que tudo se resolve perto da capital do Estado é errada. O que o governo do Estado tem que fazer é oferecer condições para o desenvolvimento dos municípios, estimulando principalmente a geração de empregos”, disse o governador.

Requião criticou a guerra fiscal entre os estados como forma de atrair a instalação de grandes empresas, e garantiu que no Paraná os incentivos irão se voltar para os micro e pequenos empresários. “Já criamos mais de 70 mil empregos formais no estado em dez meses de governo, o que mostra que a nossa política de estímulo para os micro e pequenos empresários é muito mais eficiente”, afirmou.

O programa

A apresentação do Programa Mutirão foi feita pelo secretário de Assuntos Metropolitanos, Edson Luiz Strapasson, e pelo presidente da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira. Eles fizeram uma radiografia da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), apontando os principais problemas decorrentes do crescimento populacional desordenado, como o transporte, a educação e o saneamento. “A região concentra 30% da população do Paraná e, com certeza, mais do que 30% dos problemas do Estado”, garantiu o secretário.

As soluções apontadas pelo programa prevêem um esforço coletivo, orientado para ações concretas de desenvolvimento sustentável, envolvendo outras secretarias de Estado, empresas do governo, entidades não-governamentais, ministérios e instituições de ensino. Estas ações vão desde um programa integrado de transporte, com obras de pavimentação, construção de viadutos, trincheiras, terminais e pontos de parada, passando pela qualificação profissional, inclusão digital e alfabetização, até o estabelecimento de uma nova Comec, com espaço aberto para as discussões dos projetos e programas.

O Programa Mutirão cria ainda vários fóruns de desenvolvimento local, nas áreas Norte, Sul, Leste e Oeste, que devem garantir a participação direta das prefeituras nas decisões de investimentos. E cria também o Fórum Metropolitano de Desenvolvimento, que irá integrar as ações governamentais, estimulando a qualificação profissional e a geração de emprego e renda.

Prefeitos

A proposta do governo do Estado para o desenvolvimento da RMC foi bem recebida pelos prefeitos presentes ao encontro. Para o prefeito de Piraquara, João Guilherme Ribas Martins, esse foi o pontapé inicial para que os municípios se desenvolvam. “Saímos da teoria para a prática”, disse.

A integração das ações é o caminho, concorda a prefeita de Colombo, Izabete Pavim. “Se já tivessem pensado nisso nos últimos anos, a realidade dos municípios da RMC seria bem diferente”, garantiu. Já o prefeito de Quatro Barras, Roberto Adamoski, lembrou que a importância dessa integração vai mais além, principalmente nos municípios como o que ele administra, que funcionam como cidades-dormitório. “Não queremos ficar apenas com as despesas: queremos oferecer uma boa infra-estrutura para os nossos moradores”, disse.

Também estavam presentes prefeitos dos outros municípios da RMC, secretários estaduais e municipais, vereadores, empresários e representantes de organizações não-governamentais.

Voltar ao topo