Renovação da CNH já pode ser feita no Senat

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) é a primeira entidade do Sistema S a obter o credenciamento junto ao Detran/PR para oferecer o curso de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos motoristas habilitados antes de 1998. Em todo o Estado, seis unidades estão autorizadas a ministrar a capacitação: Cascavel, Vitorino, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. A expectativa é que as portarias de autorização para Curitiba e Maringá sejam publicadas em breve.

Desde 2004, apenas os centros de formação de condutores podiam atuar nesta área. Em setembro de 2007, o Detran/PR estendeu essa possibilidade a algumas entidades. "Além de ampliar a oferta aos candidatos à renovação, o custo mais baixo vai facilitar ao cidadão que optar pelo curso", afirma o diretor geral do Detran, cel. David Antonio Pancotti. Quem preferir, pode procurar o órgão estadual para fazer a avaliação escrita gratuitamente.

O Senat cobrará R$ 60 pela capacitação dos motoristas em geral. Já os trabalhadores em empresas de transporte e motoristas autônomos terão desconto. "Ao fazer o curso conosco, o motorista também poderá solicitar a abertura do processo de renovação da CNH no próprio Senat", explica o superintendente do Sest/Senat Paraná, Roberto Teixeira de Freitas.

O curso totaliza 15 horas/aula, sendo dez de direção defensiva e cinco de primeiros socorros. "Estas duas modalidades já integravam nossa programação mas não estavam vinculadas à renovação da CNH. Tinham como foco qualquer pessoa ou empresa interessada em qualificação", frisa o superintendente.

Voltar ao topo