O advogado e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), René Ariel Dotti, recebe hoje, às 19h, na sede paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a medalha José Rodrigues Vieira Neto. A comenda, lançada em 2000, é concedida aos nomes ligados à área jurídica que prestam relevantes serviços à Justiça, ao Direito e à classe dos advogados.
Apesar de ser reconhecidamente um dos maiores juristas do Paraná e do Brasil, com 45 anos de história, Dotti assegura que ficou ao mesmo tempo honrado e surpreso com a homenagem que será realizada pelo Conselho Pleno da OAB-PR. ?É uma homenagem que me enche de orgulho porque exerço a advocacia por prazer, sempre prezando pela importância social ao tentar dar solução a um caso. Mas reconheço que fiquei também surpreso com a honraria. Será um momento muito especial em minha carreira?, diz o advogado e professor.
A surpresa de Dotti está diretamente ligada ao suspense na escolha do nome que recebe a homenagem, de três em três anos. O voto dos membros do conselho é secreto e não há candidatos pré-determinados. ?Acredito que seja um modo de evitar a concorrência e disputa de votos?, diz ele em tom bem-humorado.
Medalha
Anteriormente, a medalha havia sido concedida a Alir Ratacheski e Egas Dirceu Moniz de Aragão. A honraria recebeu este nome em homenagem ao mestre do Direito Civil José Rodrigues Vieira Neto, que também foi deputado estadual em 1947 e faleceu nos anos 70, deixando seu nome marcado na história do Direito do Paraná.


