Renault dá exemplo ecológico

A Renault do Brasil está prestes a receber a certificação ISO 14.001 de excelência ambiental para todo Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O complexo é formado por uma fábrica de veículos de passeio, uma de utilitários e uma de motores. A fábrica Curitiba Veículos de Passeio já foi certificada em 2000. No segundo semestre todo restante do complexo passará por uma auditoria para a concessão da certificação.

O coordenador de Meio Ambiente e Mercosul, Rogério da Cruz Carvalho, diz que o complexo paranaense é modelo para as demais fábricas da Renault em todo o mundo. A fábrica de motores, por exemplo, trabalha reciclando e reaproveitando 100% dos efluentes (óleo e água suja pelo óleo). Ontem a Renault firmou protocolo de intenções com a Embrapa Florestas, para desenvolverem políticas ligadas ao meio ambiente.

O coordenador cita como atitudes voltadas à preservação do meio ambiente a separação e limpeza das águas das chuvas, para somente depois disso devolvê-las ao meio. A Renault também faz um rigoroso controle de produtos químicos, possuindo inclusive uma “lista negra” de produtos que não são utilizados pela empresa. “Todas as empresas do grupo têm uma declaração ambiental, que mostra os objetivos e as ações da empresa. A Renault de Curitiba tem esta declaração no site www.developpement-durable.com”, contou, destacando que o complexo tem 60% de área de preservação e em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz um estudo sobre o bugio ruivo (Alouatta guariba), que vive no complexo.

Voltar ao topo