Região Metropolitana ganha 10 escolas

A Secretaria Estadual da Educação e a Fundepar iniciaram um roteiro de dez inaugurações de escolas estaduais na Região Metropolitana de Curitiba. A programação teve início ontem em Pinhais, com a entrega das escolas estaduais Oscar Joseph de Plácido e Silva e Vila Walde Rosi Galvão.

Hoje, em Colombo, serão inauguradas cinco escolas novas: Vila Liberdade, Zumbi dos Palmares, Vinícius de Moraes, Colégio Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto e Colégio Estadual Jardim Cristina III. Na quinta-feira, acontece a solenidade de entrega do Colégio Estadual Maria da Luz Furquim, em Rio Branco do Sul, e dos colégios Jaci Real Prado de Oliveira e Maria Lopes de Paula, em Almirante Tamandaré.

Todas essas obras foram viabilizadas através do Proem – Programa de Expansão, Melhoria e Inovação do Ensino Médio. Nos dois últimos anos foram construídas, com recursos do Proem, 35 novas escolas em 17 municípios do Paraná. As obras representaram 346 salas de aula. O investimento foi de R$ 24,7 milhões.

Somente as 10 unidades da Região Metropolitana receberam R$ 8 milhões, totalizando 17.063m2 de área construída. As 96 novas salas de aula que estão sendo entregues esta semana pelo governo do Estado beneficiam 7.836 alunos.

Infra-estrutura Além das salas de aula, as novas unidades dispõem de salas de múltiplo uso, de vídeo, laboratórios de ciências, física, química e informática, casa de zelador, pátio coberto e de serviço, dependências administrativas, pedagógicas e sanitárias, quadra de esportes, rampas de acesso e banheiros para deficientes físicos, refeitório, passarelas e pórtico de entrada, bicicletário e outras obras complementares.

“Estamos investindo no patrimônio educacional do Estado através da construção de escolas mais modernas, projetadas de maneira que proporcione o bem estar dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino”, disse a diretora-presidente da Fundepar, Denise Oldenburg Basgal.

Denise lembrou que só o município de Colombo ganhou cinco novas escolas estaduais este ano, para atender o aumento da procura por vagas.

Homenagem A Escola Estadual Oscar Joseph de Plácido e Silva homenageia o pai da jornalista Juril Carnasciali. Plácido veio do Ceará para Curitiba em 1912, aos 16 anos, e teve papel importante na educação do Estado.

Jornalista, ele foi o primeiro aluno da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. “O homem só se eleva pela cultura e pela educação”, disse Juril, citando seu pai.

A chefe do Núcleo de Educação da Área Metropolitana Norte, Creusa Santos Borges, comemorou as dez unidades construídas em seu núcleo.

Voltar ao topo