Mobilidade

Região central deve ganhar 24 pontos com paraciclos

A Prefeitura de Curitiba vai instalar paraciclos em 24 pontos da região central da cidade e proximidades. Os equipamentos, que servem de estacionamento para bicicletas, serão colocados em praças, parques e outros locais de grande circulação de pessoas, como o Mercado Municipal, o Largo da Ordem, a Biblioteca Pública e o Terminal do Guadalupe. Nesta sexta-feira (4) foi aberto o processo para contratação da empresa que fará as obras para instalação dos paraciclos.

Serão instalados 25 conjuntos de paraciclos (o  Museu Oscar Niemeyer terá dois), com capacidade variável para entre 6 e 10 bicicletas. No total, serão criadas 240 vagas para bicicletas.

“Ao criar espaços para parada, ampliamos a oportunidade do uso da bicicleta na cidade”, diz o coordenador do projeto de ciclomobilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Antonio Miranda. De acordo com ele, vários dos pontos que receberão paraciclos foram indicados por ciclistas e entidades representativas. “Esses paraciclos vão aproximar os ciclistas de alguns equipamentos importantes da cidade”, diz Miranda.

Processo

A previsão é que todos os paraciclos  estejam instalados antes do fim do ano. A contratação da empresa responsável pela obra será feita por tomada de preços, com valor máximo de R$ 143 mil. As propostas devem conter o preço e documentos de habilitação, que deverão ser protocolados na Secretaria Municipal de Obras Públicas, na Rua Emílio de Menezes, 450, São Francisco. A inscrição pode ser feita até as 9 horas do dia 25 de julho. Os envelopes contendo as propostas serão abertos no mesmo dia a partir das 9h30.

O edital encontra-se disponível para download no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) no banner “Acompanhe as Licitações da Prefeitura”. Também pode ser obtido na Gerência  de Licitações e Cadastramento da Secretaria de Obras – SMOP, mediante apresentação do comprovante da guia de recolhimento.

Veja onde serão instalados os paraciclos:

01 – Rua Riachuelo X Rua Treze de maio

02 – Rua Trajano Reis X Rua Treze de Maio

03 – Rua Trajano Reis X Rua Inácio Lustosa

04 – Av. Mal. Deodoro X Rua Monsenhor Celso

05 – Av. Mal. Deodoro X Rua Barão do Rio Branco

06 – Av. Mal. Deodoro X Rua Barão do Rio Branco X Travessa da Lapa

07 – Av. Mal. Deodoro X Rua Conselheiro Laurindo

08 – Praça do Gaúcho

09 – Biblioteca Pública

10 – Mercado Municipal  (Rua da Paz)

11 – Praça Rui Barbosa (entrada I)

12 – Praça Rui Barbosa

13 – Praça Ouvidor Pardinho

14 – Praça Carlos Gomes

15 – Rua João Negrão

16 – Rua Nilo Cairo

17 – Terminal do Guadalupe

18 – Rua Schiller X Rua Itupava

19 – Passeio Público

20 – Parque Barigui  (Salão de Atos)

21 – Parque Barigui (Casa Amarela)

22 – Bosque João Paulo II

23 – Museu Oscar Niemeyer I

24 – Museu Oscar Niemeyer II

25 – Largo da Ordem