Região central de Curitiba terá mais câmeras

A Prefeitura de Curitiba iniciou a reforma do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, na Praça Osório, que gerencia o sistema de câmeras de vídeo na Rua XV de Novembro. A unidade será ampliada para abrigar novos equipamentos que reforçarão a segurança na região central. Além das 14 câmeras na Rua XV, mais 20 serão instaladas no setor histórico e na Marechal Deodoro, entre a Mariano Torres e a Praça Zacarias.

?A segurança, mesmo não sendo obrigação constitucional do município, terá toda a atenção da Prefeitura e não mediremos esforços para ampliar cada vez mais as ações na área da defesa social?, afirma o prefeito Beto Richa. Além das novas câmeras, o sistema de controle dos equipamentos na central será modernizado, passando de analógico para digital.

Estudos

O Centro Integrado de Operações foi construído para uso da Polícia Militar. As câmeras na Rua XV foram instaladas pela Prefeitura de Curitiba em novembro de 2000. As imagens captadas pelas câmeras são monitoradas 24 horas por policiais militares. O equipamento permite acionar o remoto de direção e de zoom. Diante de movimento suspeito ou flagrante, quem monitora as imagens alerta por rádio os policiais que estão na área. A Prefeitura estuda a implantação de câmeras no parque Barigüi e em terminais de ônibus.

Voltar ao topo