Reforma universitária leva servidor às ruas

Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Paraná realizaram ontem, às 10h, ato público na Praça Santos Andrade. A mobilização é contra a reforma universitária, que será apresentada hoje no Congresso Nacional. Segundo os manifestantes, a reforma visa a privatização do ensino superior, atende a interesses comerciais e não tem como finalidade principal a produção de conhecimento dentro das universidades públicas.

“A reforma, do jeito que será apresentada, propõe apenas medidas paliativas e que não beneficiam as instituições públicas”, declarou a professora do Departamento de Ciências Sociais e integrante da Associação dos Professores da UFPR, Milena Martinez. “Se não fosse pelos movimentos organizados, muitas universidades públicas já teriam deixado de existir”, diz.

Reivindicações

Os manifestantes reivindicam reajuste salarial imediato de 50% aos professores e servidores públicos federais; isonomia salarial entre funcionários da ativa e aposentados; incorporação definitiva de gratificações consideradas discriminatórias aos salários; repasse maior de verbas às instituições de ensino; além de contratação emergencial de novos professores. “Só na UFPR, é necessária a contratação imediata de, no mínimo, quinhentos novos professores”, informou a professora Milena. “É preciso que todos se mobilizem e lutem contra a reforma e a favor do ensino público superior de qualidade.”

No final da manhã, estudantes, servidores e professores deixaram a Praça Santos Andrade e seguiram em direção à Boca Maldita, percorrendo trechos da Rua XV de Novembro e Marechal Deodoro.

Voltar ao topo