Reforma deixa usuário da Biblioteca Pública do Paraná “offline”

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), uma das maiores bibliotecas públicas do Brasil, não oferece atualmente o acesso à internet aos cerca de três mil usuários que recebe por dia. A falta no serviço se deve a uma reforma que já dura seis meses, com previsão de término só para o final do ano.

Gerson Klaina
Marcia foi atrás de lan house.

Leitor da Tribuna, Reginaldo Ferreira conta que a direção da biblioteca não dá informações precisas aos usuários se haverá reformas na sala que ali existia para esse fim ou se será destinado outro local para o serviço. A publicitária Marcia Flores Rodrigues também reclama da falta do serviço na biblioteca, local que sempre frequenta. “Mês passado precisei de internet aqui e tive que sair à procura de uma lan house”.

A BPP confirmou que a sala destinada ao acesso à internet pelos usuários permanece fechada. Na biblioteca também não há a opção de wireless (Wi-fi) para quem quiser acessar a rede utilizando seu próprio laptop, celular ou tablet. A orientação é para que o usuário que necessite do acesso à rede procure as bibliotecas públicas do município, localizadas nos Faróis do Saber, até o fim da reforma.

De acordo com o diretor da biblioteca, Rogério Pereira, a reclamação procede, mas todos os usuários foram avisados da reforma. “Antes, havia o Telecentro, que era uma sala com dez computadores ligados à internet. Nós tivemos que desativar o local temporariamente para refazer toda a rede elétrica e lógica do prédio”, esclarece. Segundo o diretor, se tudo correr conforme o previsto, até o começo de novembro o usuário já poderá acessar a internet novamente através do Telecentro e também poderá usufruir da rede wireless, que antes não existia.

“A gente só pede um pouco de paciência para o usuário, mas tudo isso faz parte de um processo de restauração e modernização da biblioteca. São quase 20 anos desde a última reforma”, ressalta Pereira. Ainda não se sabe o valor total do investimento, mas o diretor anuncia para 15 de agosto a inauguração do novo espaço infantil e no mesmo mês a entrega do projeto de modernização interna por parte do arquiteto licitado, Manoel Coelho.

Voltar ao topo