Rede pública de acesso à internet comemora 4 anos

Será na Rua da Cidadania da Fazendinha, a partir das 14 horas deste sábado (26), a festa de aniversário de quatro anos da primeira rede pública de acesso gratuito à Internet do país: o Digitando o Futuro, um dos maiores projetos de Inclusão Digital já implantados no Brasil.

O Digitando já viabilizou mais de 2 milhões de acessos gratuitos à Internet. São 192 mil cidadãos cadastrados, o que significa que dois em cada oito curitibanos utilizam gratuitamente a tecnologia disponibilizada pela Prefeitura de Curitiba e mantida pelo ICI (Instituto Curitiba de Informática) em vários pontos da cidade, como nos faróis saber, Rua 24 Horas, Ruas da Cidadania e Inter Clique (ônibus).

O Projeto Digitando o Futuro conta com a parceria da Transamérica Hits, que para a comemoração de sábado está promovendo, junto com ICI, uma programação de shows com Willian e Renan e com a cantora revelação Karina Mathias.

Willian e Renan abrem as atividades com a distribuição de autógrafos no ônibus Inter Clique que estará no local. A partir das 14:30h, entra no palco a cantora Karina Mathias abrindo o espetáculo com músicas pop e dançantes. Após sua apresentação, é a vez dos consagrados cantores Willian e Renan, trazendo no repertório sertanejo músicas de sucesso e apoiadas pela dupla Zezé de Camargo e Luciano e também pelo cantor Daniel.

Além das apresentações musicais, foi incluído à programação o anúncio do nome do usuário que efetuou o acesso de número 2 milhões. Ele receberá como prêmio um microcomputador completo doado pelo ICI. Também serão feitos sorteios para cursos de informática básica, com introdução ao conhecimento de edição de texto, correio eletrônico e navegação pela Internet. Estão previstas a abertura de 4 mil vagas para os cursos gratuitos de informática básica, que serão ministrados nos faróis do saber de toda a cidade pelos estagiários treinados no ICI.

O evento de comemoração acontece na Rua da Cidadania da Fazendinha, onde haverá a inauguração de mais um ponto de acesso à Internet que também irá atender aos Portadores de Necessidades Especiais. Com este já são dois locais para atendimento deste público em especial, o primeiro foi inaugurado na Rua 24 Horas e conta também com equipamentos tecnológicos adaptados para atender às necessidades dos portadores de deficiência física, motora, mental e visual.


DIGITANDO EM NÚMEROS

· Mais de 2 milhões de acessos;
· Mais de 197 mil pessoas cadastradas;
· Fluxo de aproximadamente 90 mil acessos por mês;
· Superou as 5 mil horas de cursos oferecidos gratuitamente;
· 12,5 milhões de cliques/mês na página

www.curitiba.org.br ;
· Atende média de 5,2 mil pessoas só da RMC;
· 30 mil horas/mês de atendimento de pessoas entre 11 e 20 anos de idade;
· sendo 85% de estudantes, especialmente da rede pública de ensino.

Voltar ao topo