Rede Cidadania já atende 7 mil pessoas em Londrina

O programa Rede Cidadania, da Secretaria de Cultura, atende cerca de 7 mil pessoas em Londrina em 284 oficinas em todas as regiões da cidade. O secretário Municipal de Cultura, Valdir Grandini, o Dentinho, caracteriza o programa como uma revolução em Londrina. “Desde quando foi criado, em 2001, a Rede Cidadania vem mudando a maneira como as pessoas enxergam a cultura”, declarou.

Ao todo, cerca de 55 mil pessoas já assistiram aos espetáculos da rede, em 15 linguagens culturais diferentes. “A Rede Cidadania leva cultura a toda a cidade e não só aos espaços centrais, onde, antigamente, apenas a classe média alta assistia e tinha de pagar”, comentou. “A rede levou as linguagens culturais até a periferia, beneficiando todas as classes e pessoas.”

Segundo Dentinho, atualmente, as pessoas têm acesso à cultura tanto em quantidade quanto em qualidade. “Não é apenas um projeto isolado em uma ou outra região. É uma ação generalizada em toda a cidade. Londrina se tornou um laboratório de arte, com pessoas recebendo cultura em todas as regiões”. Para ele, comemorar este resultado é um objetivo da Festa da Rede, que será realizada neste domingo (dia 28), no Zerão.

“Queremos comemorar também o Prêmio Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), que colocou o programa como a segunda melhor iniciativa da categoria “Gestão Pública” e a principal desenvolvida por um município brasileiro”, ressaltou Grandini. A programação da Festa da Rede, que terá apresentações e shows artísticos, começa às 9h e segue até às 22h, para dividir com a comunidade londrinense a diversidade e a riqueza cultural dos projetos arte-educativos da Rede Cidadania.