Redação passa a ser o algoz do vestiba do Cefet

A prova de Redação deverá eliminar cerca de 5% dos candidatos que disputam uma das 1.094 vagas no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). O vestibular da instituição terminou ontem com as provas de Matemática e História. Dos 7.082 inscritos em um dos 47 cursos ofertados, 318 (4,4%) não compareceram. O resultado do concurso será divulgado dia 23 de agosto.

O presidente da Comissão de Aplicação e Fiscalização do Concurso Vestibular, Jair Almeida, afirmou que durante os três dias de provas não foi registrada nenhuma anormalidade. O número de ausentes ficou dentro das expectativas da instituição, seguindo a mesma tendência das edições anteriores. Esse foi o 60º concurso vestibular promovido pelo Cefet, que teve as provas realizadas simultaneamente em Curitiba, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Maringá.

A equipe da comissão do vestibular já iniciou a correção das provas. Segundo Jair Almeida, todos os gabaritos passam por uma leitora ótica com capacidade de processar 3.600 cartões por hora. “Se o equipamento acusar que um cartão não foi lido, fazemos a conferência individual para identificar se o problema ocorreu por falta de preenchimento ou candidato ausente”, disse Almeida.

Eliminatória

Já a correção das provas de Redação é mais trabalhosa e deve ser concluída em até vinte dias. Uma equipe de quarenta professores – dezoito só em Curitiba – iniciaram anteontem a conferência das provas. O professor coordenador das redações do vestibular, Paulo Strogenski conta que cada prova passar por quatro professores. “Cada um emite uma nota que é cruzada no fim para se tirar a média. Se houver uma diferença grande entre as notas, é feita uma quinta correção na prova”, esclareceu o professor. Esse ano é a primeira vez que as provas de Redação são eliminatórias no vestibular do Cefet. A instituição está cumprindo uma portaria do Ministério da Educação (MEC) que determina a eliminação do candidato que tirar zero na Redação. “Por isso optamos por uma dupla correção para não acontecer injustiças”, explicou Strogenski.

Segundo avaliou o coordenador das redações do vestibular, o nível dos candidatos está fraco, pois muitos apresentam problemas na escrita. “Os alunos não estão acostumados a escrever, e isso é culpa das escolas que não dão a devida importância às redações, como dão à estrutura gramatical”, avaliou Paulo Strogenski. Apesar de não encontrarem dificuldades para desenvolver uma narrativa e uma dissertação, cerca de 5% dos candidatos deverão ser eliminados do concurso por tirarem nota zero na prova de Redação.

Novos concursos

A partir do dia primeiro de setembro, o Cefet abre as inscrições para o exame de seleção do ensino médio. Serão ofertadas 680 vagas distribuídas nas unidades de ensino em Curitiba, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa. As provas serão realizadas dia primeiro de dezembro. Esse ano as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.cefetpr.br. E no período de 21 de outubro a 22 de novembro o Cefet abre as inscrições para o vestibular de verão para os cursos de graduação. As provas do concurso acontecem de 12 a 14 de janeiro de 2003.

Voltar ao topo