Reclamações no Mercado Central são constantes

Um dos principais polos de comércio, o Mercado Central, na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, tem sido alvo de constantes reclamações dos lojistas. Os comerciantes pedem melhorias na limpeza, segurança e iluminação, além de reparos para acabar com as goteiras. “A limpeza no local de trabalho é muito instável. Há épocas em que enfrentamos muita sujeira, inclusive com o número excessivo de pombos e fezes deles”, comenta um dos comerciantes. Pedem ainda maior eficácia e proximidade da Guarda Municipal. “Quando somos assaltados, por exemplo, temos que nos deslocar até a praça para que venham nos atender. Seria ideal a presença deles no local”, diz outra lojista, que integra a Comissão Técnica do Mercado Central.

A prefeitura até tentou resolver o problema da iluminação. Porém, os postes instalados entre as lojas causaram transtornos aos comerciantes e a comissão técnica vetou o restante das instalações. Os lojistas sugerem que a iluminação venha do alto, sem ocupar espaços próximos aos boxes.

Fazendo calor ou chuva, o telhado também precisa de melhorias. “Quando chove fica muito complicado e alguns boxes precisam ser fechados. Em dias de calor também sofremos. Já apresentamos projeto para ser colocado material que amenize um pouco a entrada de calor”, explica.

Licitação

Dos 359 boxes, cerca de 50 estão desocupados. Por isso, os comerciantes cobram a abertura urgente de nova licitação para ocupação dos espaços vagos. “Quem vê um corredor com boxes vazios não vai passar por ali. Isso prejudica a todos”, detalha a comerciante. A última licitação foi em 2007 e a duração do contrato era de 10 anos. Porém, depois de cinco anos, ou seja, neste ano, os proprietários teriam que pagar duas vezes o valor negociado na época e à vista.

Projeto pro ano que vem

A assessoria de imprensa da Urbs informou que está preparando novo processo de licitação para ocupação dos boxes vazios. Revela ainda que projeto de reforma de todo o Mercado Central está em estudo e as obras deverão iniciar no ano que vem, para atender os pedidos dos comerciantes.

Voltar ao topo