Reciclagem muda comportamento

Londrina – Projeto de alunos desenvolvido por professora da rede municipal será apresentado no 4º Seminário de Produção Científica que começa dia 30

Para divulgar projetos e compartilhar trabalhos desenvolvidos na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação realiza o terceiro encontro da quarta edição do Seminário de Produção Científica e Projetos Educacionais dos Professores do Município de Londrina. Um dos projetos que serão apresentados trata da criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis, desenvolvido pela docente Mércia Maria Cardoso Tavares da Silva. O evento ocorre na semana que vem, dia 30, às 19h no auditório da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), localizado na rua Mato Grosso, 585 (centro).

As inscrições para participar do evento podem ser feitas no local, pouco antes do início. Além de contribuir com a preservação do ambiente, o projeto desenvolvido pela professora conseguiu mudar o comportamento de alunos quanto à questão da consciência ecológica. “Eles cuidam do lixo da sala, aprendem a economizar água, a não desperdiçar alimentos”, citou Mércia. Segundo ela, desde o início deste ano, já foram produzidos diversos tipos de brinquedos somente com a boa vontade dos professores da escola municipal na qual trabalha e com restos de garrafas de plástico e todo o tipo de sucata que encontravam. “Falta bastante coisa, como um liqüidificador para podermos preparar papel reciclado, mas trabalhamos bem com o que temos. Fazemos fantoches, “vai-e-vem?, entre outros brinquedos tradicionais.”

O trabalho desenvolvido pela professora Mércia visa, principalmente, sociabilizar os alunos, estimular a criatividade enquanto produzem e fazer resgate das brincadeiras da época de seus pais. “O resultado é visível. O bom foi que todos os alunos se envolveram, de alguma forma, no trabalho.” O projeto desenvolvido pela professora, de reciclagem de materiais, foi aplicado a alunos da 3ª série, com idades que variavam de 9 a 11.

Voltar ao topo