Receita apreende 63 ônibus na fronteira

Apreensão de 63 ônibus e R$ 1,5 milhão em mercadorias e 200 multas aplicadas num total de R$ 300 mil. Esse foi o balanço da primeira semana da operação da Receita Federal em Foz do Iguaçu, que computou a vistoria na fronteira em 300 ônibus. Segundo o relatório divulgado na manhã de ontem pela RF, a maioria das multas foi motivada por documentação irregular, ausência do telefone da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e cobranças de passagens acima do valor tarifário permitido. Do total de produtos que passaram pela fiscalização nos postos da Receita, 70% ficaram apreendidos.

Com o trabalho realizado pela Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, o movimento de ônibus de turismo na Ponte da Amizade, que era em média de 900 por dia, baixou para 400/dia.

De acordo com a assessoria da Receita Federal, as manifestações que aconteceram na semana passada também contribuíram para a queda do movimento no local. Foram três dias de conflitos entre manifestantes e as polícias Federal e Rodoviária. Não houve registro de acidentes durante os conflitos, mas a Ponte da Amizade ficou fechada durante duas horas em um dos dias.

De acordo com o balanço da Receita Federal, drogas também foram apreendidas: 90 kg de maconha, 1.134 frascos de lança-perfume e 15.514 pacotes de cigarro ficaram retidos nos postos de fiscalização. Entre as mercadorias contrabandeadas, o maior número era de brinquedos, material de informática e produtos eletroeletrônicos. Durante a semana, 24 pessoas foram detidas pela Polícia Federal, por tráfico de drogas ou por desacato à autoridade nas manifestações realizadas. (RCJ)

Manifestação no lado paraguaio

Na manhã de ontem, 500 pessoas fizeram protesto no lado paraguaio da Ponte da Amizade. Entre os manifestantes, estavam motoristas de táxi, vans e mototáxis reclamando da intensificação da fiscalização da Receita Federal em Foz do Iguaçu. O protesto em Ciudad del Leste não paralisou o trânsito e foi acompanhada por policiais paraguaios, que não precisaram agir. Segundo a assessoria da Polícia Federal, na parte brasileira da Ponte da Amizade não foi registrado qualquer problema.

Voltar ao topo