Receber água é algo raro em avenida do Bairro Alto

Moradores da Avenida da Integração, no Bairro Alto, não podem tomar banho ou lavar a roupa na hora que quiserem. Em uma área alta do bairro, próximo de um reservatório da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), tem gente que precisa se programar para certos horários para dar conta das tarefas de casa. A falta de água acontece entre o final da manhã e o período da tarde, praticamente todos os dias. “Quem tem caixa d”água não sofre tanto. Mas a torneira do tanque está ligada direto na rede. Então não conseguimos lavar roupa. Acho que a rua inteira já ligou para a Sanepar. Não sei se o pessoal na parte baixa tem um consumo maior e depois não sobe água para cá”, comenta João Mattos Jardim, morador da região há cinco anos.

Maria Amélia Mota se organiza para lavar a roupa logo cedo. Tenta fazer tudo antes de sair para os compromissos da manhã. Se não dá tempo, ela tenta pelo menos já deixar tudo preparado. “A lavadora de roupa está ligada à rede e fica com este problema, que já está acontecendo há algum tempo”, conta. A residência tem uma caixa d”agua de grande capacidade e ela percebe que a água entra na caixa à noite.

Na casa de Izabel dos Santos França, moradora do Bairro Alto há 27 anos, a caixa d”água abastece apenas a pia. “Sofremos para tomar banho. Quando vem a água, vem muito fraco. E a caixa d”água não enche direito. Isto está acontecendo desde o ano passado”, relata.

A Sanepar informou que a falta de água é ocasionada por obras de aumento do diâmetro da tubulação e da quantidade de anéis de distribuição. Quando o serviço for concluído, em dois meses, a promessa é solucionar a falta de água.